Veja mais abaixo um exemplo de conta de energia elétrica que aumentou em dobro de um mês para o outro e apresenta novamente a desorganização no vencimento. Resta saber quantas casas (ou unidades consumidoras) estão recebendo as contas com a mesma desconformidade.
Com a possibilidade de estar com os dias contados na região metropolitana de São Paulo, a multinacional italiana que está tirando o sono de muita gente, preparou mais uma ‘desagradável novidade’ no mês de abril, que poderá ter consequências ainda neste mês de maio.
Tudo vai depender de como agirá daqui em diante. De qualquer forma, a Enel SP deixou de ser uma companhia confiável, a partir de atitudes que comprometem sua cultura diante da opinião pública.
Recentemente, a Enel SP passou a fornecer o mês de vencimento das contas, depois das denúncias quanto à cobrança de duas contas ou até três contas no mesmo mês, ato administrativo obviamente proibido (leia aqui). Poucos meses se passaram até que a confusão possa estar prestes a recomeçar.
Confusões à vista nas cobranças da Enel SP
Na verdade, a Enel SP apontou os meses de referência no alto das contas de energia elétrica durante os meses de setembro de 2024 a março de 2025. A conta de abril/25, porém, já chegou com um aviso: “A sua conta deste mês foi retida para análise. Não se preocupe, ela estará disponível para pagamento no prazo de até 10 dias úteis sem incidência de juros.”
Para a comodidade dos consumidores, segundo a concessionária, estes deveriam retirar a conta pelo site, enviar um SMS ou baixar um APP, a fim de quitarem seus débitos. Mas qual não foi a surpresa do consumidor, que ao acessar o site da Enel SP, depois de recriar senhas e fornecer dados pessoais, a conta de abril não estava disponível.
A desagradável novidade é que, ao invés de fornecer a conta de abril/25 para o pagamento no dia 30 daquele mês, a Enel SP remanejou o vencimento para o dia 29 de maio/25, com o dobro do valor pago na última conta, referente ao mês de março. Ou seja, deixou de cobrar a conta de abril no vencimento normal, mas dobrou o preço baseando-se no último valor pago.
Portanto, o consumidor fica desorientado e sem saber de onde a Enel tirou o dobro do valor, se não houve fato que o justificasse. Não é possível saber quantos consumidores foram afetados por mais esse fenômeno, pois a companhia não se manifesta e nem revela essas anomalias que ocorrem com seu sistema de cobrança.
Resta saber quantas casas receberam o mesmo comunicado. Se foi apenas esta que entrou em contato com o portal ou se são centenas. Com a palavra a Enel SP, estamos buscando esclarecimentos e voltaremos a informar.
Destaque – Imagem: aloart / G I