Abertura do novo hospital em Caraguatatuba foi antecipada para tratar coronavírus


Terça-feira | 31 de março, 2020 | 16h41


O Hospital Regional do Litoral Norte (HRLN) foi aberto ontem (30) para atender exclusivamente os pacientes contaminados pelo coronavírus. O atendimento será possível graças à emissão da Licença de Operação no dia 24 de março pela Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb) em caráter de urgência.

Gerson Soares

“Como agência essencial neste momento tão difícil para o País, procuramos agir de uma maneira proporcional ao desafio que enfrentamos. A concessão dessa licença permitirá o rápido funcionamento da unidade de saúde, levando atendimento a uma população de mais de 323 mil pessoas”, salienta Patrícia Iglecias, diretora-presidente da Cetesb.

 

Fachada do Hospital Regional do Litoral Norte, em Caraguatatuba. Foto: divulgação / GOVESP

 

A confimação da inauguração foi feita no mesmo dia pelo governador João Doria, durante a conferência diária com os jornalistas desde a propagação do coronavírus no estado. A abertura do HRLN que estava programada para o final do primeiro semestre foi antecipada devido à gravidade da doença que conforme noticiou O Vale, já fez sua primeira vítima no litoral norte de São Paulo.

“Esse hospital já estará operando, a partir do dia 30 de março, a sua primeira etapa de Unidades de Terapia Intensiva. A segunda etapa será no dia 15 de abril. Isso vai melhorar a assistência da população que vive no litoral norte”, afirmou Doria no dia 24 de março.

A administração do HRLN de Caraguatatuba ficará a cargo da Organização Social Sócrates Guanaes. O Governo de São Paulo investiu R$ 188 milhões na construção da unidade que teve início em 2016. Inicialmente, serão disponibilizados 20 leitos – 10 de UTI e 10 de enfermaria. Também está prevista a abertura de outros 10 leitos de UTI na segunda quinzena de abril.

Ubatuba

Conforme a Secretaria Estadual da Saúde, a nova unidade contará, no total, com pelo menos 200 leitos, sendo 146 de enfermaria e 40 destinados para Unidade de Tratamento Intensivo (UTI), com capacidade de atendimento de 12 mil pacientes por mês. A previsão é que o HRLN atenda a população de Caraguatatuba, São Sebastião, Ilhabela e Ubatuba.

Um hospital bem equipado, com profissionais da saúde e médicos para atender as principais necessidades dos moradores. Esta é uma das mais antigas reivindicações dos habitantes do Litoral Norte, mas principalmente de Ubatuba, onde a Santa Casa de Misericórdia precisa se desdobrar para dar conta dos atendimentos, principalmente na alta temporada.

O município localizado mais ao norte do litoral paulista está bastante isolado no que diz respeito à saúde pública. Mesmo com a inauguração do HRLN, a distância (aproximadamente 1 hora entre Ubatuba e Caraguatatuba) ainda será um fator de risco para os moradores com doenças crônicas ou pronto atendimento.

Para a população, o ideal seria ampliar e melhorar as condições da Santa Casa de Ubatuba ou dar início à construção de um hospital maior e mais moderno na própria cidade que fizesse jus ao crescimento populacional e do turismo na região.


Com informações do Portal do Governo e do jornal O Vale

Leia mais sobre
ALÔ SÃO PAULO

 

CORONAVÍRUS

Leia as últimas publicações

Recent Videos

3º Drive Thru Solidário acontece sábado (16) na Rua Emília Marengo
Governador João Doria confirma quarentena até 31 de maio
Pronunciamento do presidente Jair Bolsonaro sobre saída de Sérgio Moro de seu governo
Coletiva de imprensa convocada por Sérgio Moro
Conferência interministerial do governo Bolsonaro, assista ao vivo
Pronunciamento do presidente da República, Jair Bolsonaro
Atualizações interministeriais do Governo Federal contra a COVID-19, ao vivo
Governo faz a atualização desta terça-feira, 31 de março – assista ao vivo
  • 3º Drive Thru Solidário acontece sábado (16) na Rua Emília Marengo

  • Governador João Doria confirma quarentena até 31 de maio

  • Pronunciamento do presidente Jair Bolsonaro sobre saída de Sérgio Moro de seu governo

  • Coletiva de imprensa convocada por Sérgio Moro

  • Conferência interministerial do governo Bolsonaro, assista ao vivo

  • Pronunciamento do presidente da República, Jair Bolsonaro

  • Atualizações interministeriais do Governo Federal contra a COVID-19, ao vivo

  • Governo faz a atualização desta terça-feira, 31 de março – assista ao vivo

Categorias

alotatuape

Autor: alotatuape

Share This Post On

Enviar um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*