Sábado | 10 de setembro, 2022
Esta é a terceira postagem sobre o tema “Curtidas nas redes sociais pagam os boletos?” Ao longo dessa jornada, consultamos profissionais de Marketing Digital, empreendedores de pequeno porte e desta vez as dicas principais vêm da Nuvemshop. Assista ao vídeo.
Afinal, curtidas e seguidores pagam os boletos? Descobrimos que a resposta a essa pergunta tem duplo sentido: sim e não. Se o seu objetivo é divulgar ou vender os produtos e serviços da sua empresa, vai depender de como a comunicação será direcionada, do esforço e persistência do empreendedor que pretende vender pelas redes sociais – Whatsapp, YouTube, Instagram e mais recentemente o TikTok.
Vendendos nas redes sociais: MEs e MEIs
Para encerrar a série consultamos a Nuvemshop, uma das mais bem sucedidas plataformas na área de criação de lojas virtuais (e-commerce). Eleita nos anos 2017, 2019 e 2020 como melhor plataforma de e-commerce pela Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABCOMM).
Saldar as contas e pagar os funcionários de uma Microempresa (até 360 mil reais/ano) que fatura em média até 30 mil/mês, com a arrecadação no Instagram, por exemplo, “seria bom demais”, dizem os empresários. No entanto, conseguir exige uma boa dose de conhecimentos e estratégias digitais que só aos poucos se tornam familiares a esses empreendedores.
Essa é a conclusão a que chegamos, mas ela ainda está carregada de nuances e caminhos tortuosos, não existe uma estrada reta para conseguir pagar os boletos com os ganhos nas redes sociais, até mesmo para um MEI (faturamento de até 81 mil reais por ano) ou 6,75 mil/mês em média.
Dedicação, tempo e dinheiro
Outro aspecto que envolve as vendas nas redes sociais, além da constância de publicações e diversificação de produtos divulgados, é o tempo. Os microempreendedores individuais (MEIs) e microempresários (MEs) precisariam dedicar a melhor parte das horas a essa modalidade para obterem o sucesso esperado e isso nem sempre é possível.
Por sua vez, a Nuvemshop indica: “Hoje, mais de 70% das marcas estão ativas no Instagram e 8 em cada 10 usuários seguem contas corporativas. Além disso, com a febre do marketing de influência, cerca de 45% dos usuários alegam comprar produtos e contratar serviços por indicação de influencers”.
Assista ao vídeo elaborado pela Nuvemshop para estimular e ensinar os candidatos às vendas no Instagram.
“E tudo isso você só vai conseguir entender praticando, testando, colocando a mão na massa e aparecendo”, ensina Nathalia Diano da Nuvemshop, ao final da apresentação.
Conclusão
Diante do exposto nas matérias, leitura das pesquisas próprias e na web, é possível concluir positivamente sobre o faturamento com um bom trabalho nas principais redes sociais. Mas concordamos com experts como João Branco do Méqui (saiba mais) e sua exposição na primeira matéria desta série.
Apesar de as publicações nas redes sociais serem gratuitas, para gerar impulsionamentos e alcançar mais visualizações e vendas é preciso pagar. Portanto, podemos dizer que para conseguir aumentar o faturamento com as “curtidas e seguidores” será necessário adquirir experiência, entender o público, investir tempo e dinheiro.
Destaque – Imagem: Freepik