Domingo | 4 de setembro, 2022

Esta é a segunda matéria sobre o assunto e desta vez vamos abordar os dois lados da moeda com mais ênfase.


Para quem quer promover e vender produtos no Instagram é possível dizer que as curtidas ajudam a pagar os boletos, sim. Afinal, a cestinha da plataforma está lá para isso. Portanto, em uma rápida análise em contas comerciais nas redes sociais, como o Instagram e Youtube, por exemplo, podem ser vistas as belas imagens e vídeos que são postados com o objetivo de conseguir vendas. Com certeza esse trabalho é recompensado de alguma maneira.

Métricas de vaidade

Todavia, especialistas em Marketing Digital ensinam que curtidas e seguidores não pagam os boletos no final do mês. Falando comercialmente, parece ser um erro acreditar que essas métricas, fáceis de visualizar nas redes sociais, sirvam para algo mais do que encher o ego. É duro, mas real.

 

MKT digital: curtidas nas redes sociais pagam boletos? – 1

 

Dinheiro em caixa

Se esse for o objetivo, a métrica a ser considerada é a de conversão. Esse dado mostra a realidade do seu investimento em campanhas digitais. Elas podem ser de vendas no e-commerce do seu site, ligações, downloads, entre outras ações realizadas pelos visitantes. Na prática, o comerciante quer resultados que levem dinheiro ao caixa. É isso que importa.

E o que isso tudo quer dizer?

Em primeiro lugar é claro que o comerciante deve se empenhar em promover e vender seus produtos nas redes sociais. Quando se questiona se essas vendas pagam as contas, foca-se nos resultados. “Muitas empresas pagam boletos para comprar curtidas e seguidores ficando na esperança de que assim seus problemas vão estar resolvidos. Isso é um grande engano, pois na prática, não é bem assim que funciona,” esclarece a especialista em Marketing Estratégico Profissional, Luciana Duarte em artigo publicado no Linkedin.

 

Curtidas e seguidores pagam os boletos? Sim e não! – 3

 

Compra de likes

Há várias formas para conseguir curtidas, dentre elas comprá-las. Existem sites específicos que vendem os likes. Se essa opção resolver e pagar as contas da empresa será ainda uma boa estratégia para se destacar dos concorrentes. A Meta, dona do Instagram e do Facebook, diz que isso viola os termos de uso das plataformas.

Voltaremos ao tema.


Destaque – Foto: Freepik