Domingo | 4 de setembro, 2022
O número expressivo foi divulgado pela Associação Brasileira de Automação e aponta crescimento nessa modalidade de vendas, apesar da crise econômica mundial pós-pandemia e alta inflação.
Segundo a associação foram 139 bilhões de dólares em volume de negócios no ano passado e as expectativas para os próximos dois anos são de alta nas vendas na América Latina (AL). A liderar esse modal os grandes players, como Mercado Livre, Americanas, Magalu e VTEX.
Mercado gigantesco
O levantamento junto aos grandes players, apontado pela associação, deixa claro o amadurecimento do comércio eletrônico no Brasil. Esse meio de compras tomou um grande impulso no auge da pandemia da covid-19 em 2020, quando a população descobriu suas vantagens.
Desaceleração e aumento dos preços
O mundo estava começando a respirar melhor com o controle da pandemia de coronavírus quando foi tomado de surpresa com a guerra dos russos contra a Ucrânia. Apesar dos recursos tecnológicos avançando, aumento da inflação, crise combustíveis, por consequência aumento do preço dos fretes, elevaram os preços. Mesmo assim os números do e-commerce foram interessantes, conclui a associação.
Mercado Livre
Principal player do e-commerce nacional o Mercado Livre se tornou a empresa mais valiosa da América Latina e apresentou um crescimento de 32% em comparação com 2012. Uma das ações mais importantes foi no sentido de fortalecer a sua fintech Mercado Envios, ampliando a malha logística e o portfólio de produtos.
Comportamento do consumidor
“Categorias como farmácia, supermercado, itens básicos de higiene e beleza entraram no rol de produtos cada vez mais presentes, e até mesmo roupas tiveram um crescimento no e-commerce”, informa a Associação Brasileira de Automação, comprovando a mudança que vem se consolidando no comportamento do consumidor brasileiro.
Foto: por jcomp no Freepik