Domingo | 30 de abril, 2023

A Shopee empresa de origem chinesa que passou a concorrer no Brasil com gigantes como Mercado Livre e Amazon, sinalizou na última quinta-feira (27), que segundo sua pesquisa os brasileiros pretendem gastar em média R$ 200 com os presentes no próximo Dia das Mães – neste ano a data será comemorada em 14 de maio (leia aqui).


Outra pesquisa, publicada pela Score Retail em parceria com a Hibou, apurou que até agora o item vestuário está puxando a lista de produtos mais desejados neste ano. A fim de entender as expectativas da população brasileira, os pesquisadores entrevistaram 1.123 pessoas. Dentre as perguntas do levantamento a pesquisa quis saber quais as principais categorias de presentes ocupam os primeiros lugares nos desejos das homenageadas.

Opções de presentes

Das 18 opções indicadas, destacam-se as com mais de 20% de escolha, que de acordo com a pesquisa são as seguintes: Vestuário, 41%; Viagem, 39%; Perfumes, 37%; Calçados, 35%; Bolsas e Acessórios, 30%; Joalheria, 28%; Bem-estar (Spa day, massagem, etc.), 24%; Dia da beleza (estética), 20%. Em relação às demais opções sugeridas pelas mamães, estas se destacam: alimentos e bebidas, 19%; beleza e maquiagem, 19%; entretenimento (shows, cinema), 15%; eletrônicos, 14%; eletrodomésticos, 10%; artesanato, 9%; utilidades domésticas, 9%; decoração, 9%; assinatura de algo que goste, 2%; outros 2%.

Bolso apertado

Um dado reconhecido na pesquisa é que grande parte das famílias fará uma programação mais informal, em suas próprias casas ou de familiares. Além disso, o valor de investimento nos presentes também será menor: 46% está mais apertado e vai gastar menos que nos anos anteriores; 25% está igual aos outros anos, nada mudou; 17% mais apertado mas irá manter a tradição familiar; 10% melhor, mais vai manter os mesmos hábitos; 2% melhor e vai gastar um pouco mais.

Teto de gastos no Dia das Mães

O valor investido para as comemorações, por exemplo, revela uma porção muito maior para o teto de R$ 250. Isso representa um ticket médio baixo ao considerar a compra de alimentos, bebidas e presentes para a família. 72% declararam até R$250; 20% de R$250 a R$500; 6% de R$501 a R$1.000; 2% de R$1.000 a R$2.500. O teto de 250 reais, apontado pela maioria, é um pouco mais do que o levantado pela Shopee que atribuiu 200 reais em média.


Com reportagem de Giuliano Gonçalves da e-commercebrasil


Destaque – Imagem: aloart