Quarta-feira | 14 de setembro, 2022

Projeto viabilizado pela Lei de Incentivo à Cultura – em que as empresas e pessoas físicas podem abater do Imposto de Renda o valor do apoio – entrega lindos presentes às crianças, incentivando a arte de aprender brincando.


A segunda edição do projeto da Sancell Produções e Eventos, realizado através do Ministério do Turismo e apoiado pela rede varejista Lopes Supermercados chega aos bairros do Tatuapé e Itaquera no mês de setembro, depois de beneficiar mais de 7.200 crianças de 0 a 12 anos, com doações de livros e brinquedos pelo Brasil.

“Buscando enriquecer o repertório cultural das crianças, o projeto realiza a distribuição de estruturas de brinquedotecas em escolas públicas, instituições assistenciais e/ou hospitais”, esclarece a assessoria da iniciativa. “Serão dois kits doados a organizações, contemplando centenas de crianças. O projeto ainda oferece duas oficinas de leitura e atividades recreativas para cada doação.”

Brinquedoteca – A Arte de Brincar 2

Cada brinquedoteca é composta de livros literários infantis (30 exemplares), sendo cinco títulos em braile, e 30 brinquedos educativos. O objetivo é incentivar as crianças a conhecerem novas histórias e a lidarem com seus mais variados sentimentos, por meio de brincadeiras lúdicas que auxiliam no desenvolvimento social, pessoal e cultural. Ao que estimulam sua curiosidade, promovendo a evolução da autoconfiança, linguagem, pensamento e concentração.

 

Foto: Brinquedoteca A arte de Brincar / Divulgação

 

Estrutura

As estruturas têm formato de cubo, com cantos arredondados que garantem a segurança das crianças, contém gavetas para guardar os brinquedos e jogos, e nichos para armazenamento dos livros. Além disso, acompanham 16 banquinhos coloridos para acomodar os pequenos durante as atividades, que podem ser guardados dentro da própria estrutura, ocupando menos espaço e facilitando sua mobilidade.

Colocando em prática

Para pôr em prática a criatividade e a valorização das atividades lúdicas com os brinquedos, as oficinas, com duração de duas horas cada, são realizadas para crianças de 0 a 12 anos nos mesmos locais das doações, sendo 40 alunos por oficina. Sem dúvida um pequeno gesto coordenado por vários parceiros que projetam grande alcance na formação e imaginário infantil.

Locais das entregas

Na capital paulista nesta terça-feira (13), o projeto levou ao Tatuapé sua “Brinquedoteca – A Arte de Brincar 2” e presenteou a EMEI “Mary Buarque” (R. Restinga, 150). No bairro Itaquera, o projeto doou à E.E. “Prof. Joaquim Silvério Gomes dos Reis” (R. Guilherme Valência, 45 – Conj. Res. José Bonifácio).