Beleza, minis e kidults estão no topo da lista.
O varejo latino-americano iniciou 2025 com resultados acima da média global em categorias como beleza e brinquedos. Segundo levantamento da Circana, Brasil e México lideram o avanço, que teve como destaque o desempenho do e-commerce e o surgimento de novos comportamentos de consumo, como a busca por produtos em formato mini e o fenômeno dos kidults – adultos que compram brinquedos motivados por nostalgia e tendências de redes sociais.
De acordo com a pesquisa, o setor de beleza registrou crescimento de 18% na América Latina em comparação com o mesmo período de 2024. O avanço foi puxado tanto pelas lojas físicas (+16%) quanto pelas vendas online (+15%).
Nos Estados Unidos, o mercado mostrou desempenho mais tímido: o segmento de beleza de prestígio – itens de marcas com alta qualidade e luxo – se manteve estável, enquanto a categoria massiva cresceu apenas 3%.
Uma categoria massiva de produtos é caracterizada pela sua grande quantidade ou volume, frequentemente associada a itens de consumo ou produção em larga escala. No Mercado Livre, por exemplo, a palavra está associada a uma grande categoria pela sua natureza.
Minis em alta
O estudo também chama atenção para a alta demanda por minis, versões menores de produtos de beleza, com preços mais acessíveis. A tendência ganha força em meio ao cenário econômico incerto e reforça o desejo do consumidor de manter rotinas de autocuidado sem comprometer o orçamento.
Brinquedos ganham tração com adultos e redes sociais
O mercado de brinquedos também apresentou resultados positivos na América Latina, com destaque para o Brasil, que registrou alta de 5% nas vendas. Nos Estados Unidos, o setor permaneceu estável no mesmo período.
O crescimento latino foi impulsionado por categorias como veículos, blocos de montar e pelos chamados kidults, adultos que consomem brinquedos influenciados por sentimentos nostálgicos e tendências virais em plataformas como o TikTok.
Destaque – Imagem: aloart / G I