Consultas a débitos e restrições, conferência de pontos na CNH, licenciamento e transferência de veículos estão entre os recursos mais procurados no novo portal.
Com a digitalização, o acesso aos serviços de trânsito agora é feito pelo celular. Dados do Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran-SP) mostram que 54% das visitas ao portal do órgão, que ganhou nova plataforma em maio, acontecem na palma da mão. Outros 45% são feitas a partir de um computador. O tablet está na fatia restante.
O avanço da digitalização dos serviços públicos e do uso de celulares pela população, demonstram a tendência de que o dispositivo seja cada vez mais usado para consultas e soluções relacionadas ao trânsito. Hoje, dos 109 serviços oferecidos pelo Detran-SP, 76 já são disponibilizados em formato totalmente digital, não exigindo deslocamentos dos cidadãos para a sua conclusão.
Facilidade para liberar veículos apreendidos
Maior órgão executivo de trânsito do país, o Departamento Estadual de Trânsito Paulista é responsável por 28% da frota brasileira, com mais de 35 milhões de veículos registrados e mais de 25 milhões de motoristas habilitados em todo o estado. Mensalmente, emite aproximadamente 400 mil Carteiras Nacionais de Habilitação (CNHs) e 1,2 milhão de Certificados de Registro e Licenciamento Veicular (CRLVs). Em média, são emitidos mais de 136 mil documentos por dia.
Dentre as facilidades digitais, estão o licenciamento, a Liberação Instantânea de Veículos (LIVE) e a Transferência Digital de Veículos (TDV). A LIVE permite a quem teve o veículo apreendido por infração de trânsito recuperá-lo instantaneamente, economizando diárias de estadia no pátio. A TDV é capaz de entregar o documento da moto ou carro usado com o nome do comprador em segundos.
Destaque – Imagem: aloart / G. I.



