Mudanças no trânsito do bairro ainda demandam justificativas plausíveis, como parte da Rua Emílio Mallet – entre ruas Antônio de Barros e Monte Serrat – que apesar de ficar deserta continua desviando todo o trânsito local para as ruas Cantagalo e Euclides Pacheco. Agora os motoristas experimentam outras novidades.


A Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) implantou mais uma alteração polêmica ao conturbado trânsito do Tatuapé. Essas mudanças são feitas em épocas de férias e comemorativas, guardando os resultados reais para o retorno às atividades normais e volta às aulas. Podemos citar que as recentes alterações pioraram os congestionamentos em locais como: Rua Antônio de Barros, Rua Apucarana, Rua Itapura e, além dessas, algumas transversais.

 

Aspectos da faixa exclusiva de ônibus na Rua Serra de Bragança e carros estacionados na Zona Azul da mesma faixa. Foto: aloimage

 

Atenção horário na Rua Serra de Bragança

Os motoristas acostumados a estacionar no lado direito dessa via (sentido Carrão) já devem ter percebido as alterações. Os prestadores de serviços e caminhões que descarregam mercadorias também. É importante ficar atento aos horários em que a Rua Serra de Bragança prioriza o transporte coletivo. Os congestionamentos constantes levam a tentativas de harmonização pela CET e esta é mais uma delas.

 

Faixa da CET indicando a implantação de Ciclofaixa na Rua Apucarana. Foto: aloimage / arquivo

 

Paciência

O horário da faixa exclusiva para ônibus funciona das 17h às 20h de 2ª a 6ª feira. Os veículos particulares, de carga e descarga poderão estacionar nessa faixa de 2ª a 6ª feira encerrando às 17h. Nos finais de semana o tráfego é permitido em todas as faixas e horários. Portanto, condutores do transporte coletivo e os demais precisam ter paciência e ficar atentos aos horários.

Ciclovia na Rua Apucarana

Outra decisão que causou certa surpresa é a possível instalação de ciclovia na já congestionada Rua Apucarana. Os avisos da implantação foram vistos no final do ano passado. A Rua Apucarana é uma súbida com certo grau de dificuldade e raramente utilizada por ciclistas. A falta de demanda, estorvo ao comércio e insegurança, parecem não justificar o investimento do erário público.

 

Ciclofaixas que levam a lugar algum. Apesar da quase nula utilização das ciclofaixas e ciclovias, a Prefeitura insiste na implantação em bairros como o Tatuapé, onde as experiências dos últimos anos fracassaram. exemplos: à esquerda, fotografada em 2017, a ciclofaixa que percorre a Rua Taquari e termina sem sentido algum na Rua Bresser; à direita, ciclofaixa implantada na Rua Nello Bini, em imagem de 2019 – até hoje sem uso. Fotos: aloimage / arquivo

 

Fracasso das ciclovias

As ciclovias instaladas no Tatuapé, Jardim Anália Franco, Carrão, Belém e Belenzinho são um fracasso. Apesar disso a Prefeitura insiste na implantação desses dispositivos. Basta transitar por esses locais e observar que só servem para diminuir os espaços aos demais veículos e praticamente não são utilizados por ciclistas.

Velocidade dos anos 30

Para encerrar está matéria, outra questão que seria interessante analisar. Comparando a Avenida 23 de Maio e a Radial Leste observamos a velocidade máxima através dos tempos, lembrando que esse controle chegou a não existir. Na 23 de Maio, já foi possível dirigir a 80 Km/h, 70 Km/h e atualmente é 60 Km/h. Enquanto na Radial Leste a velocidade máxima chegou a 70 Km/h, hoje só é permitido alcançar 50 Km/h na mais congestionada via de São Paulo.


Levamos os temas abordados à CET e o órgão emitiu uma nota, leia abaixo.

A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria de Mobilidade e Trânsito (SMT) e da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), informa que a implantação da faixa exclusiva na Rua Serra de Bragança está com a sinalização de regulamentação implantada desde o dia 9 de janeiro. Durante a primeira semana, os agentes da Companhia estiveram presentes no local exclusivamente para orientar os motoristas. Quanto à ciclofaixa na Rua Apucarana, informamos que a implantação para ativação está em andamento.


Destaque – Com a volta das atividades após o recesso das férias, trânsito no Tatuapé exige paciência dos motoristas. Foto: aloimage


Publicação:
Domingo | 4 de fevereiro, 2024