A linda cidade litorânea paulista possui altos índices de aprovação e indicações de melhor destino; no entanto, o serviço sanitário é feito particularmente pelos quiosques. Quando existem. Serviço seria importante e contribuiria para a preservação da natureza.


Com natureza exuberante e localização privilegiada, “Ubatuba se mantém no ranking de destinos mais procurados do Estado de São Paulo mesmo após as festas de fim de ano.” A afirmação é da Prefeitura de Ubatuba-SP, cidade do litoral norte paulista. A partir da próxima quinta-feira (8), a programação preparada pelo órgão para receber os turistas será intensa e deve se estender até a quarta-feira de Cinzas.

TPA e Zona Azul nas praias

A expectativa é de que as praias fiquem lotadas e quem quiser ir de carro terá que desembolsar 20 reais diariamente para estacionar nesses locais. Visando proteger a natureza, a cidade aderiu ao sistema de pagamento da Taxa de Preservação Ambiental (TPA) e cada veículo que entra na cidade deixa sua contribuição diária. Os automóveis de passeio particulares de pequeno porte formam a maioria e para cada um a taxa é de 13 reais; os utilitários pagam 18,50 reais por dia. Existe uma tabela progressiva (veja neste link).

Banheiros públicos nas praias

Apesar dessas cobranças, a grande maioria das praias de Ubatuba não possui serviço sanitário, ou seja, banheiro público. “Quando vou à praia, preciso usar o banheiro do quiosque,” disse uma moradora local. “Se você estiver distante ou não quer usar o serviço dos quiosques que existem nas praias, terá de usar o mar,” revela um turista. O que não é surpresa para ninguém. Conversamos com a Prefeitura de Ubatuba sobre o assunto é não existe previsão para esse conforto: “Conforme a Secretaria de Meio Ambiente, ainda não houve pregão”.

Natureza versus necessidades humanas

A TPA prevê a preservação do meio ambiente e as necessidades fisiológicas de milhões de turistas poderiam ter sido previstas. Nos últimos anos a cidade vem recebendo um volume cada vez maior de visitantes. O que acontecia em feriados e datas comemorativas, como o Carnaval e o Reveillón, passou a ser semanal e diário. Ubatuba possui forte vocação pela preservação da natureza, mas o poder econômico imobiliário vem estendendo seus tentáculos para abocanhar trechos antes preservados e ocupados por famílias caiçaras. Quem mora na cidade confirma.


Destaque – Foto: aloimage / arquivo


Publicação:
Domingo | 4 de fevereiro, 2024