Nesta semana que se encerra conversamos com moradores e comerciantes. Nossa equipe também foi vítima dos pernilongos.


Uma infestação incrível de pernilongos para estar por aí, nas ruas do bairro. Nas oficinas de automóveis, nas farmácias, nos consultórios e nas ruas. Conversando sobre o tema entre o Tatuapé e o Carrão, não demorou para a nuvem de insetos se manifestar, pondo fim à conversa e a resposta foi dada a um membro da nossa equipe pelos “próprios pernilongos” com algumas picadas. É importante lembrar que nessa região existe o Córrego Rapadura que merece uma boa atenção das autoridades.

Picadas

“Aqui está cheio de pernilongos”, disse um comerciante da Rua Guaraciaba. “Eu já levei um monte de picadas”, contabilizou outro um comerciante da Rua Rodrigues Velho. Na Rua Evangelina, a atendente de um consultório dentário disse que já se acostumou e que não sente as picadas, o que é bom para ela. Enfim, eles estão por toda parte.

Alergia

As picadas de insetos podem ser um problema para quem tem alergia, sendo a coceira intensa difícil de controlar. As pomadas normalmente recomendadas parecem não surtir efeito para algumas pessoas alérgicas e uma forma de se precaver seria o uso de repelentes que podem ajudar.

“Guerra é Guerra”

A Prefeitura de São Paulo está usando a mesma tática dos pernilongos para combatê-los: voar. Neste sábado o órgão testou o uso de drone para aplicação de larvicida no “Dia D” de combate à dengue na capital. O equipamento foi testado no bairro da Vila Jaguara, Zona Oeste.

Drone

A força-tarefa, organizada pela Coordenadoria de Vigilância em Saúde (Covisa), da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), incluiu eliminação dos focos de criadouros do mosquito Aedes Aegypti, transmissor da doença; realização de testes rápidos nas 471 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) até as 17h e visitas casa a casa, com orientações aos seus moradores. Durante as atividades, a Prefeitura também realizou uma ação inovadora: a utilização de um drone gigante para pulverizar larvicida nos terrenos e imóveis em condição de abandono da região. O teste também está sendo feito em Itaquera, bairro da Leste com maior incidência de casos.

Sinais importantes

Febre alta, dores no corpo e articulações, dores atrás dos olhos, mal-estar e falta de apetite, além de dor de cabela e manchas vermelhas pelo corpo, são sinais e os principais sintomas de dengue. Para ter acesso à unidade de saúde mais próxima, basta clicar neste link da plataforma Busca Saúde. Na capital paulista, os casos confirmados já chegam a 1.792, de acordo com dados atualizados no dia 30 de janeiro. Não houve nenhum óbito na cidade.

Vacina

A Secretaria Municipal da Saúde de São Paulo enviou nesta terça-feira (30) ofício à ministra da Saúde, Nísia Trindade, solicitando o envio imediato de doses do imunizante contra a dengue para a capital paulista, que registra alta no número de casos da doença no início deste ano.


Destaque – Imagem: aloart


Publicação:
Sábado | 3 de fevereiro, 2024