Em consequência de um temporal, o pão da padaria não foi feito; a cerveja gelada ficou para outra hora; o sorvete derreteu; o morador não consegue subir as escadas e as bombas elétricas não bombeiam a água do prédio! Há locais sem energia elétrica sob concessão da ENEL há mais de 40 horas, na capital da mais populosa cidade do país, mostram as redes sociais.
As consequências do apagão provocado pelas fortes chuvas desta sexta-feira (03/09) em São Paulo foram desastrosas em vários locais. No bairro Tatuapé, a situação não foi diferente e até às 14h deste sábado, quando nossa reportagem conversou com comerciantes e moradores desde o dia anterior, a energia em diversos locais ainda não havia sido restaurada. No restaurante Flor da Bonsucesso, os garçons já avisavam sobre a possível falta de bebidas geladas. Na Padaria Ceret, o pãozinho da noite também não foi feito. Moradores reclamam do banho gelado, das perdas de alimentos e a subida das escadarias nos edifícios – sem o funcionamento das bombas elétricas a água também não chega às torneiras dos apartamentos.
Avisos da natureza e falta de investimentos
A Enel emitiu uma nota à imprensa (veja no final desta matéria), onde informou a situação de acordo com sua ótica. Mas a natureza tem mandado diversos avisos e a lucrativa companhia já poderia ter percebido. Dentre eles constatamos que invariavelmente, pelo menos em parte da Vila Gomes Cardim, a qualquer chuva mais intensa há queda de energia. Portanto, mesmo antes do temporal do dia 3, o subdistrito do Tatuapé sofria com as interrupções – fato que possivelmente se repete em outras áreas da cidade dadas as inúmeras reclamações expostas agora. A possível falta de investimentos pode ter causado o abalo sem precedentes na história da concessão da Enel, cuja fragilidade estrutural ficou claramente demonstrada diante das fortes chuvas. Cabe às respectivas agências reguladoras e ao Ministério Público de São Paulo averiguar.
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Corpo de Bombeiros
Na manhã deste domingo (05/11), estivemos no Posto do Corpo de Bombeiros à Rua Apucarana, no Tatuapé. Infelizmente, não havia informações sobre a situação específica da região, apenas a previsão de que o restabelecimento da energia elétrica está previsto para a próxima terça-feira (7/11), porém nada pode ser confirmado. Pelo X, no sábado (4/11), o Corpo de Bombeiros atualizou as ocorrências relacionadas às chuvas na Capital e Região Metropolitana. De acordo com a corporação foram 1.281 chamados para quedas de árvores (sendo 1.265 chamados após as 16h); 36 chamados para vistoria técnica em árvores; 2 chamados para enchentes/alagamento e 46 chamados para desabamento.
Transtornos no Tatuapé
A população e a infraestrutura do bairro, baseada na energia elétrica, estão abaladas. Moradores desde a Rua Pantojo, nos limites com o bairro Água Rasa, estão sem luz desde sexta-feira. Há diversos semáforos desligados e durante nosso trajeto pela região, onde há vários pontos com falta de energia, não foi possível observar nenhuma equipe da Enel até às 8h. Em sua página do X, a empresa comentou, sobre o vendaval e temporal da última sexta-feira, ter sido “o mais forte registrado em nossa área de concessão nos últimos anos e atingiu de forma severa a rede de distribuição de energia”.
Outros bairros e reclamações
Vila Califórnia, Vila Prudente, assim como o Jardim Anália Franco e outros bairros ainda estão sem energia elétrica. Há inúmeros protestos de moradores em comentários da rede social X, tais como: “Enel boa mostre o mapa de onde estão trabalhando duas equipes, porque ninguém consegue ver entre os milhões de usuários atingidos. Seria o mínimo por a população a par do que está sendo feito e onde,” ou “Mais de 28h sem energia na Vila Prudente! Alimentos estragando na geladeira, falta de água, sinal de celular muito ruim, caos no trânsito sem semáforos, supermercados, bares, lanchonetes, tudo fechado! Não vi um único carro da Enel nesse período de tempo!,” e ainda, “Já faz 2 dias que a Vila Califórnia está sem luz! Estragou todos os alimentos que tinham aqui em casa! Isso é um descaso! Os celulares quase sem bateria e sem nenhum meio de comunicação por culpa de vocês que não resolvem nada!”
Práticas abusivas
A Enel emitiu nota à imprensa ainda na sexta-feira, e na tarde de ontem (4/11) tentamos contato com o telefone do Rio de Janeiro – disponibilizado aos jornalistas – para entender melhor o que vêm acontecendo, mas o mesmo não foi atendido. Hoje, domingo, a caixa postal estava lotada, sem resposta. A companhia vem cometendo práticas abusivas nas cobranças de energia que já foram denunciadas pela nossa reportagem, tais como vencimentos com menos de 30 dias entre contas, o que é proibido em resolução da Agência Nacional de Energia Elétrica – ANEEL.
Nota à imprensa da Enel
“Na tarde desta sexta-feira, 03/11, ocorreram fortes chuvas e rajadas de vento de até 100 km/h na cidade de São Paulo e na região metropolitana, que causaram queda de árvores e galhos sobre a rede elétrica e por isso você pode ter ficado sem energia.
Segundo o Corpo de Bombeiros, foram registrados mais de 870 chamados para quedas de árvores. Nós aumentamos a quantidade de equipes de atendimento em campo, porém estamos com dificuldades para atendê-lo no tempo que gostaríamos.
Informamos que nossos canais estão com muita procura e por isso você pode não conseguir contato neste momento, mas estamos trabalhando para normalização o mais breve possível. Pedimos desculpas pelo transtorno.
Equipe Enel”
Destaque – Imagem: aloart
Publicação:
Domingo | 5 de novembro, 2023