Sábado | 24 de junho, 2023

Quando entramos em uma estação de metrô, mal conseguimos imaginar a complexidade que envolve esse tipo de obra.


Muito diferente do estabelecimento de um edifício, as obras para as construções de estações de metrô e o trajeto pelo qual transportaram milhões de pessoas diariamente, são mais complexas. Dentre os métodos construtivos e os tipos de metrôs há os de superfícies, elevados e subterrâneos.

Impactos

As opções que envolvem obras desse porte exigem decisões importantes antes mesmo de o projeto ser colocado em prática. “As definições técnicas que fazem parte do projeto de uma linha de metrô são altamente complexas e decorrem não apenas de exigências específicas do sistema metroviário mas, principalmente, de aspectos como ocupação do solo, preservação do meio ambiente e do patrimônio histórico. Portanto, condicionam-se a características geológicas, topográficas e geotécnicas, a especificações do material rodante, características do sistema viário e – não por último – a aspectos legais,” esclarece a Companhia do Metropolitano de São Paulo (Metrô).

A interface do sistema metroviário com o meio urbano é mais evidente nos pátios de manutenção e nas áreas próximas às estações, onde se dá a integração com outros equipamentos de transporte, como terminais, passarelas, acessos, etc. e também com instalações de utilidade pública, como áreas comerciais, praças e jardins.

Métodos construtivos

A percepção das integrações entre as estações metroviárias e os meios urbanos onde são construídas podem ser facilmente detectadas em praças, jardins e áreas comerciais. Um exemplo interessante, que abrange a atual fase de expansão da Linha 2-Verde do metrô, pode ser vista na Avenida Conselheiro Carrão ou nas imediações do Shopping Anália Franco. “As linhas de metrô têm extensões da ordem de 20 a 25 km, atravessando áreas de características físicas diversas e, em muitos trechos, densamente ocupadas. Portanto, dificilmente pode ser feita uma única opção construtiva para todo o traçado. Quase sempre o que ocorre é uma alternância de estruturas, que podem ser ora em superfície, ora elevadas, ora subterrâneas. Além dos aspectos já citados, essa escolha também está condicionada às técnicas construtivas disponíveis e ao seu custo de implantação,” detalha o Metrô.

Acompanhe o vídeo com as mais recentes atualizações das obras de expansão da Linha 2-Verde.