Uma viagem encantadora com inúmeras possibilidades e experiências interessantes, especialmente aos nascidos no Brasil, já que o idioma é quase idêntico.


Portugal é um destino que favorece aos brasileiros. Pensando assim muitos estão viajando e conhecendo as belezas que os aguardam. Mas também a cultura, gastronomia e diversão. Escolhemos um destino que acaba de receber mais um prêmio da World Travel Awards (WTA, o “Oscar do turismo internacional”), como “Melhor Destino Insular da Europa”, distinção que mantém desde 2013. Estamos falando da Madeira, cuja capital e é Funchal, localizada em meio ao Oceano Atlântico.

 

 

Floresta Laurissilva

Muito próxima às florestas das fábulas onde viviam fadas, duendes, elfos e bruxas, a mata e classificada pelos habitantes como uma “verdadeira floresta encantada e cheia de segredos”. Este tipo de vegetação, que se desenvolve entre os 300 e 1300 metros de altitude, é uma réplica das florestas que cobriam grande parte da Europa até à última glaciação. Classificada pela Unesco como Patrimônio Natural da Humanidade, é a maior mata de louros do mundo. A Laurissilva é um tipo de floresta úmida, majoritariamente composta por árvores da família das lauráceas e endêmica da região formada pelos arquipélagos da Madeira, Açores, Canárias e Cabo Verde.

 

 

Vinho Madeira

De acordo com a National Geographic, as uvas com as quais se produz o célebre vinho da Madeira, são colhidas muito mais cedo do que a maioria dos outros vinhos, por esse motivo o suco base obtido é mais ácido, permitindo manter os sabores. Os madeirenses comemoram sua mais aclamada iguaria e se orgulham dizendo que o Vinho Madeira é história em estado líquido, sabor e prazer. Historicamente, apenas 25 anos depois do início da colonização da ilha ele já era exportado. O segredo do produto está na excelência da matéria-prima e no processo de produção. “A uva utilizada provém de vinhas cultivadas à mão, em pequenos terrenos conhecidos por “poios”, suportados por paredes de pedra nas íngremes encostas das montanhas,” orgulham-se os produtores.

 

Funchal, capital da Ilha de Madeira. Foto: Getty Image

 

Funchal

Com a afirmação de que não se vivem as experiências da Ilha de Madeira através de um site, uma das principais plataformas turísticas locais descreve a capital desta maneira: “Passear pelo Funchal é encontrar séculos de cultura e tradições, combinados harmoniosamente com uma atmosfera leve e cosmopolita. Só podes conhecer verdadeiramente a nossa capital, passeando pelas nossas ruas, desvendando os aromas e escutando os sons. Para entenderes o seu encanto, tens mesmo de cá vir e viver esta cidade por inteiro.” Funchal oferece compras, gastronomia, entretenimento, passeios ao ar livre e os encantos do mar. Pouco mais haveria por dizer, não fosse obedecer esta premissa e viajar para lá.

 

 

Gastronomia

Uma das características mais marcantes na gastronomia é a simplicidade, que eles fazem questão de exaltar. Outro detalhe que parece contemplar os visitantes são os temperos muito utilizados. “Em qualquer restaurante que se dedique à gastronomia tradicional da Madeira, somos brindados com o toque do sabor caseiro em tudo aquilo que petiscamos e a razão para tal é o fato da cozinha tradicional trazer, no seu legado, o componente da simplicidade, da partilha e da alma madeirense. Saborear a comida tradicional da Madeira é, por isso, tanto uma experiência sensorial incrível, como também uma das melhores formas de conhecer, verdadeiramente, a cultura madeirense,” traduza-se isto em doces de dar água na boca e boa comida baseada em peixes como o atum, carnes e outras iguarias.

 

 


Destaque – Funchal à noite. Foto: Getty image


Publicação:
Terça-feira | 26 de dezembro, 2023