Sábado | 4 de dezembro, 2021

Escondida num grupo de ilhas situadas entre o Atlântico e o Caribe, a capital das Ilhas Bahamas, Nassau, possui a fama de abrigar a todos. Durante séculos, piratas e escravos libertos, contrabandistas de rum ou amantes em fuga foram acalentados.


Imagine um paraíso e depois viaje até lá para obter momentos de puro prazer e beleza diante de um mar com tonalidades inimagináveis de azul e areias brancas. Imaginou? Então viaje para as Ilhas Bahamas. Aqui a história se encontra com a riqueza cultural, a gastronomia e com o mar.

A ilha bahamense de Guanahani, tradicionalmente identificada como San Salvador, foi o primeiro desembarque de Cristóvão Colombo no Novo Mundo. Os habitantes originais da ilha foram os lucaios, descritos por Colombo como um povo amante da paz, belo e generoso de coração.

O fato de não ter ouro, foco da cobiça dos conquistadores e exploradores, os levou os espanhóis a se concentrarem em outras águas. Em 1629, ao reivindicar as “Carolinas” – atuais Carolina do Norte e Carolina do Sul – influenciou em grande medida, o desenvolvimento das Bahamas.

Riqueza histórica

A colonização inglesa teve início em 1648, e em 1666 a capital foi nomeada de Charles Town até que em 1695 passou a se chamar Nassau. Durante o século XVII, a Marinha Real Inglesa esteve em constantes guerras e os capitães piratas, chamados pelos ingleses de “corsários” foram autorizados a atacar os inimigos que se aventurassem por aquelas águas.

A pirataria rapidamente se tornou galopante, uma “República do Corsário” foi estabelecida em Nassau, e Edward Teach, mais conhecido como Barba Negra, declarou-se magistrado de Nassau. Calico Jack Rackham, Anne Bonney e Mary Read estavam entre os muitos piratas infames baseados aqui.

Quando a Inglaterra assinou tratados com seus inimigos, os corsários (que haviam excedido os limites de sua autoridade) tornaram-se oficialmente fora da lei. Em 1718, sua república chegou ao fim quando a Inglaterra enviou o governador Woodes Rogers a Nassau, armado com três navios de guerra para restituir a ordem.

Descobrindo o paraíso

Propriedades tranquilas e isoladas à beira-mar e alguns dos resorts mais deslumbrantes situados nas famosas praias das Bahamas estão à disposição e prontos para receber os viajantes. O apelo é simples: “acorde com vistas deslumbrantes, praias de areia branca, águas turquesa, lindo céu azul… e depois adormeça ao som das ondas acariciando suavemente a costa”.

O viajante pode escolher hotéis, resorts com tudo incluído ou hotéis boutiques – algo comparável com pousadas sofisticadas e de muito bom gosto. A temperatura média das Bahamas é de 26ºC e Nassau é o lugar certo para quem ama o sol, a areia e o mar. É possível mergulhar com snorkel explorando os recifes de corais coloridos repletos de peixes tropicais, por exemplo.

De Piratas do Caribe ao Casino Royale e Thunderball de James Bond, os longos trechos de areia branca e fina de Nassau e suas águas mornas apareceram como um cenário deslumbrante para alguns dos filmes mais icônicos do mundo. Dos renomados resorts às propriedades transformadas em pousadas, não importa onde os viajantes estejam hospedados, eles estarão a poucos minutos das mais lindas paisagens azuis.

Aproveite a Dolce Vita em Nassau, viaje para as Bahamas. Consulte este lindo Guia Oficial e conheça melhor o seu destino.


Fotos: Guia Oficial de Nassau