Terça-feira | 21 de fevereiro, 2023

O volume de 682 milímetros passa a ser o maior já registrado no Brasil.


A cidade mais atingida é São Sebastião, onde as pessoas estão desalojadas e mesmo quem não teve as casas atingidas está sem energia elétrica ou comunicação. Falta de água potável também preocupa as autoridades. Apesar do serviço de energia elétrica ter sido retomado, a Defesa Civil pediu o desligamento em alguns pontos por segurança. As operadoras de telefonia celular estão retomando aos poucos o fornecimento do sinal. “Com 36 mortes confirmadas até o momento, as chuvas que atingiram municípios do Litoral Norte é uma das maiores tragédias da história de São Paulo. Foi também o maior acumulado de chuva que se tem registro no país, com 682 milímetros e um rastro incalculável de destruição. Ainda há 40 pessoas desaparecidas, com mais de 1.730 desalojados e 766 desabrigados.” As informações foram fornecidas pelo Governo de São Paulo, nesta segunda-feira (20).

São Sebastião

Apesar da situação trágica, o centro de São Sebastião foi menos afetado. Os locais que enfretam as maiores dificuldades estão localizados justamente nas áreas de maior fluxo turístico, como Barra do Saí, Boissucança, Praia da Baleia, Camburi, onde há pessoas ilhadas. Em coletiva nesta segunda-feira, o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, aconselhou que as pessoas aguardassem ajuda para deixarem os locais. O executivo paulista está na cidade e transferiu seu gabinete para São Sebastião.

Ilha Bela

A Prefeitura de Ilha Bela intensificou ações de monitoramento. Equipes de limpeza foram acionadas e o prefeito Colucci esteve fiscalizando uma obra de drenagem que segundo a assessoria do órgão teve grande importância na dispersão das chuvas. O Fundo Social de Solidariedade – que enviou doações a São Sebastião – está pronto para atender as famílias, assim como a Defesa Civil. A Sabesp está trabalhando para normalizar o abastecimento em alguns bairros – os moradores podem pedir caminhão pipa em caso de necessidade, o telefone é 08000-550195. Ainda em Ilha Bela, a Elektro informou ontem (20) que trabalhava para restabelecer a energia elétrica em alguns bairros afetados pelas fortes chuvas.

Ubatuba

Mesmo a uma distância considerável, o município de Ubatuba sofreu com os temporais. Nesta terça-feira (21), a Prefeitura da cidade informou que a Defesa Civil e o Instituto de Pesquisa Tecnológica – IPT, estão acompanhando as equipes a locais em todos os pontos atingidos pelas chuvas, para identificar as regiões com riscos de deslizamento, pontes comprometidas ou destruídas e as famílias desabrigadas. O fornecimento de água também foi comprometido em diversos bairros. “De acordo com o levantamento realizado, até o momento, a Prefeitura registra um total de 46 ruas atingidas e 126 pessoas desalojadas, mas que já foram encaminhadas pela Secretária de Assistência Social e equipe da Defesa Civil de Ubatuba para casas de amigos e parentes. A Defesa Civil continua em monitoramento e atenção pelo município.”

A imagem mostra queda de barreira na rodovia. Reprodução do Twitter da Prefeitura de São Sebastião ao decretar Estado de Calamidade Pública, dia 19 de fevereiro. Acima, desmoronamento causado pelas chuvas no bairro Itatinga, conhecido como Topolândia, no litoral norte de São Paulo. As imagens foram feitas em São Sebastião (SP), no dia 20 de fevereiro de 2023. Fotos: Rovena Rosa/Agência Brasil.