Domingo | 26 de março, 2023

No início deste mês, chamava atenção a insatisfação dos motoristas quanto às mudanças feitas desde janeiro pela Companhia de Engenharia de Tráfego (CET).


Algumas das principais vias do bairro Tatuapé, zona leste da capital paulista, tiveram a mão de trânsito alterada pela CET, outras passaram a suportar pesada circulação de ônibus. Ruas antes tranquilas e amplamente residenciais perderam o que restava da tranquilidade de outrora. A Rua Monte Serrat, onde já havia trechos de congestionamentos nos horários de pico, agora permanece quase o dia inteiro congestionada; a Rua Antônio de Barros também experimenta trânsito intenso, estes são alguns exemplos. Os motoristas atribuem os transtornos ao excesso de semaforização e dizem que isso foi feito indiscriminadamente, sem o necessário planejamento. O que pode não ser tão simples de resolver.

Verticalização e excesso de veículos

O impacto do excesso de veículos causado pela verticalização do bairro – que também não deixa de ser excessiva – chamava atenção nas reuniões promovidas com técnicos da CET ainda no início do ano 2000, quanto ao aumento de carros que já podia ser projetado devido ao número de edifícios que estavam em construção. Apesar de o boom imobiliário ter arrefecido, as construções estão em profusão. Por sua vez, a CET utiliza técnicas para mitigar esse impacto. Diante da matéria do portal @alotatuape, o órgão comunicou que está aberto a fazer alinhamentos nas alterações implantadas, caso as julgue pertinentes.

Nota da CET em 14 de março de 2023

“A Prefeitura de São Paulo, por meio da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), informa que, diante dos apontamentos feitos na reportagem do Portal Alô Tatuapé, realiza nesta semana (13 a 17/03), acompanhamento do comportamento do tráfego, não só nas vias que tiveram o seu sentido de circulação alterado, mas em todo o entorno. Havendo necessidade, os técnicos da CET vão realizar intervenções para mitigar eventuais impactos, e nesse caso essas ações serão informadas posteriormente.

A CET ressalta que tecnicamente, o sistema binário adotado, composto por duas vias paralelas com sentidos de circulação opostos, é a solução de engenharia de tráfego mais adequada para o local. Dentre outros benefícios, a mudança permite um deslocamento de pessoas e veículos de modo mais ordenado e com menos manobras de conversões às vias transversais e às garagens dos edifícios. Essa medida já foi implantada anteriormente em outras vias da região e obteve bons resultados.

A CET, por meio de análises e observações em campo, identificou a necessidade de serem adotadas algumas ações de modo a aumentar o nível de segurança dos usuários, principalmente os pedestres, além de melhorar a mobilidade da região, que vem sofrendo um nível alto de adensamento geográfico, haja vista a verticalização do bairro, com o surgimento de vários edifícios residenciais e comerciais. Diante desse cenário, a CET realizou estudo e concluiu pela adoção do binário.”


Destaque – Ônibus com destino ao metrô Tatuapé faz conversão na Rua Euclides Pacheco: nova rota. Foto: aloimage / 06 02 23