Segunda-feira | 6 de fevereiro, 2023

No início dos anos 2000, em reportagem junto à diretoria do GET-3, o engenheiro responsável adiantava ao @alotatuape que chegaria o tempo em que o bairro teria que adotar o sistema binário.


“Nós implantamos ao lado do Shopping Ibirapuera na zona sul e na época foram muitas reclamações”, previa há mais de 20 anos, o então responsável pela direção do órgão recém-instalado ao lado da garagem dos trólebus com entrada pela Rua Emília Marengo. Segundo ele, os semáforos seriam consequência e isso foi confirmado anos mais tarde com as primeiras instalações de semáforos em diversos cruzamentos, antes desnecessários. Os tempos mudaram e a população aumentou sobremaneira.

Congestionamentos

“O congestionamento já ia da Azevedo até a Cantagalo mesmo, pior do que isso não pode ficar”, disse pragmático um antigo comerciante da Rua Antônio de Barros questionado pela nossa reportagem quanto às mudanças implantadas a partir de janeiro pela CET. “A Azevedo ficou uma beleza até para estacionar, enquanto não tiver a zona azul”, exaltou uma senhora que concorda com as mudanças, mas observou: “Esta parte aqui ficou complicada”. Ela se referiu ao cruzamento de duas das principais vias do bairro: Azevedo Soares e Antonio de Barros, onde com as alterações as linhas de ônibus em direção ao metrô Tatuapé, agora precisam fazer a conversão nesta última para depois seguirem pela Rua Euclides Pacheco.

 

Ônibus com destino ao metrô Tatuapé faz conversão na Rua Euclides Pacheco: nova rota. Foto: aloimage / 06 02 23

 

Alterações no trânsito

Alguns moradores consultados têm opiniões diferentes. Eles acreditam que houve excesso de semaforização. “Vindo pela Rua Cantagalo o motorista já precisa paciência para entrar na Apucarana”, observa um morador sobre o semáforo instalado na esquina desta com a Rua Emílio Mallet. “Se os motoristas tivessem bom senso isso não precisava”, completou com referência ao fechamento do cruzamento pelos condutores que sobem a Apucarana. O mesmo acontece no cruzamento com a Rua Itapura, antes e depois do semáforo instalado.

Conversamos com a CET

Nesta segunda-feira (6) o órgão emitiu uma nota aos questionamentos da nossa reportagem para elucidar sobre as alterações feitas nas ruas do Tatuapé. “A Prefeitura de São Paulo, por meio da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), informa que, tecnicamente, o sistema binário proposto, composto por duas vias paralelas com sentidos de circulação opostos, é a solução de engenharia de tráfego mais adequada para o local. Dentre outros benefícios, a mudança permite um deslocamento de pessoas e veículos de modo mais ordenado e com menos manobras de conversões às vias transversais e às garagens dos edifícios. Essa medida já foi implantada anteriormente em outras vias da região e obteve bons resultados.”

Sistema binário

O órgão continua: “A CET, por meio de análises e observações em campo, identificou a necessidade de serem adotadas algumas ações de modo a aumentar o nível de segurança dos usuários, principalmente os pedestres, além de melhorar a mobilidade da região, que vem sofrendo um nível alto de adensamento geográfico, haja vista a verticalização do bairro, com o surgimento de vários edifícios residenciais e comerciais. Diante desse cenário, a CET realizou estudo e concluiu pela adoção do binário.”

 

Rua Azevedo Soares com Rua Antônio de Barros, no início da noite desta segunda-feira (6): trânsito relativamente tranquilo para o horário. Foto: aloimage