Domingo | 8 de agosto, 2021

Leia o discurso completo proferido pelo Presidente do Comitê Olímpico Internacional (COI), Thomas Bach, durante a Cerimônia de Encerramento dos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020 hoje, 8 de agosto de 2021.


Caros amigos olímpicos em todo o mundo,

Boa noite Tóquio, boa noite Japão,

Caros atletas,

Nos últimos 16 dias, vocês nos surpreenderam com suas conquistas esportivas. Com sua excelência, com sua alegria, com suas lágrimas, vocês criaram a magia desses Jogos Olímpicos de Tóquio 2020.

Vocês foram mais rápidos, vocês foram mais alto, vocês foram mais fortes, porque todos nós ficamos juntos – em solidariedade.

Vocês estavam competindo ferozmente entre si pela glória olímpica. Ao mesmo tempo, vocês viviam pacificamente sob o mesmo teto na Vila Olímpica. Esta é uma mensagem poderosa de solidariedade e paz.

Vocês nos inspiraram com este poder unificador do esporte. Isso foi ainda mais notável, dados os muitos desafios que vocês tiveram que enfrentar por causa da pandemia.

Nestes tempos difíceis, vocês dão ao mundo o mais precioso dos presentes: a esperança.

Pela primeira vez desde o início da pandemia, o mundo inteiro se uniu. O esporte voltou ao centro das atenções. Bilhões de pessoas em todo o mundo se uniram pela emoção, compartilhando momentos de alegria e inspiração. Isso nos dá esperança. Isso nos dá fé no futuro.

Os Jogos Olímpicos de Tóquio 2020 são os Jogos Olímpicos de esperança, solidariedade e paz.

Vocês, os melhores atletas do mundo, só puderam realizar seu sonho olímpico porque o Japão preparou o palco para vocês brilharem.

Vocês, os japoneses, podem estar extremamente orgulhosos do que conquistaram.

Em nome de todos os atletas, dizemos: Obrigado, Tóquio! Obrigado, Japão!

Um agradecimento especial a todos os voluntários. Os sorrisos em seus olhos aqueceram nossos corações.

Um grande obrigado a todos os voluntários!

Sim, foram Jogos Olímpicos sem precedentes. Foi necessário para nós, o COI e nossos parceiros e amigos japoneses, um esforço igualmente sem precedentes para fazê-los acontecer.

É por isso que gostaria de agradecer às autoridades japonesas em todos os níveis, em particular ao primeiro-ministro Suga Yoshihide e ao governador Koike Yuriko, por seu compromisso constante. Obrigado por ficarem conosco ao lado dos atletas, que tanto ansiavam por estes Jogos Olímpicos.

Nosso profundo agradecimento e apreço ao Comitê Organizador. Ninguém jamais organizou Jogos Olímpicos adiados antes. Obrigado à sua Presidente, minha querida companheira olímpica, Seiko Hashimoto, e a todas as pessoas dedicadas do Comitê Organizador por sua grande parceria e maravilhosa amizade.

O mesmo é verdade para a solidariedade demonstrada por todos na comunidade olímpica. Nossos calorosos agradecimentos aos Comitês Olímpicos Nacionais, às Federações Internacionais, aos nossos TOP Partners, patrocinadores e Rights-Holding Broadcasters por sua demonstração verdadeiramente notável de união e apoio.

Fizemos como atletas e para os atletas. Fizemos isso – juntos.

E agora, tenho que marcar o fim desta jornada olímpica mais desafiadora: declaro encerrados os Jogos da 32ª Olimpíada.

Seguindo a tradição, convoco os jovens do mundo a se reunirem daqui a três anos em Paris, França, para celebrarem conosco os Jogos da 33ª Olimpíada.


O Comitê Olímpico Internacional é uma organização internacional sem fins lucrativos, civil, não governamental, formada por voluntários que tem o compromisso de construir um mundo melhor por meio do esporte. Ela redistribui mais de 90 por cento de sua receita para o movimento esportivo mais amplo, o que significa que todos os dias o equivalente a US$ 3,4 milhões vai para ajudar atletas e organizações esportivas em todos os níveis ao redor do mundo.