Delegação de Judô do Brasil encerra participação com lutas históricas e o maior número de medalhas de todos os jogos.
A participação nos Jogos Olímpicos de Paris 2024, foi encerrada no sábado (03/08) com a medalha de bronze. Depois de a equipe mista ganhar do forte Cazaquistão, acabou perdendo para a Alemanha e na disputa pelo bronze derrotou a Sérvia, garantindo a medalha no confronto contra a Itália.
Lutas memoráveis
A atleta judoca Beatriz Souza, medalha de Ouro nos jogos de Paris, mereceu o lugar no pódio com lutas que lhe deram as merecidas vitórias em todas as fases de uma campanha que pode ser considerada histórica, pelos fatores que a envolvem, tais como: ser a primeira vez em que a atleta participa de uma olimpíada e pela demonstração de controle emocional, pois enfrentou e venceu a atleta francesa Romane Dicko, diante de toda a arena que torcia contra si. Na final contra a israelense Raz Hershko, a venceu com waza-ari na mesma arena Champ-de-Mars. Recebendo os aplausos de todos, somente depois dessa última luta comemorou emocionada sua conquista espetacular.
Natural de Itariri, litoral sul de São Paulo, foi criada em Peruíbe onde começou no judô aos sete anos, com incentivo do pai, por ser uma criança agitada. Se apaixonou à primeira vista pelo esporte e nunca mais parou. “Não sei se caiu muito a ficha ainda, mas é uma sensação inexplicável. Estou transbordando felicidade, estou muito emocionada, e não sei nem definir o sentimento. Acho que a dedicação em cada treino, a disciplina e as abdicações que precisaram ser feitas valeram a pena. Só confirma que eu estava no caminho certo e veio um grande resultado” comemorou a campeã olímpica Bia.
Medalha de prata com nuances de ouro
No domingo passado (28/07), outro atleta brasileiro deixou sua marca nos jogos de Paris. William Lima fez uma campanha brilhante, classificando-se para a final com o japonês Hifumi Abe, campeão olímpico de Tokyo 2020. O brasileiro demonstrou personalidade desde o início da luta, mas acabou perdendo. O japonês o projetou em dois waza-ari. A medalha de prata conquistada por Willian Lima é a 25ª do judô brasileiro em Jogos Olímpicos. Ele também protagonizou a primeira final masculina com brasileiros desde Sydney 2000, quando Tiago Camilo e Carlos Honorato também conquistaram a prata.
“Não vai cair a ficha tão cedo. Acho que essa é uma daquelas coisas que você batalha a vida toda para conquistar. Não tenho palavras para explicar, estou feliz, mas ao mesmo tempo fica um traço de tristeza pela prata. É muito duro perder uma final, ainda sabendo que você tinha condições. Mas fico feliz porque falei que ia chegar aqui e conquistar uma medalha, sair do pódio e colocar no pescoço do meu filho”, comemorou Willian.
Bronze em Paris
Larissa Pimenta conquistou a medalha de Bronze nos Jogos Olímpicos Paris 2024, depois de vencer a atual campeã mundial e duas vezes medalhista olímpica Odette Giuffrida, da Itália. Esse foi o 26º triunfo olímpico do judô brasileiro na história e o primeiro do meio-leve feminino.
“Hoje foi um dia muito especial para mim. Desde a primeira luta, já sentia que estava diferente. Não entendia como, nem por que, mas me sentia assim. Durante a preparação, minha melhor estratégia foi viver um dia de cada vez e, desde a primeira luta, não pensava em nada e só dizia para mim mesma que merecia. Consegui. Ainda não acredito, mas consegui”, disse Larissa depois da grande conquista.
Campanha 2024 foi a melhor
Desde 1972, quando o Brasil estreou no Judô nos Jogos Olímpicos de Munique na Alemanha foram 28 medalhas, sendo 5 ouros, 4 pratas e 19 bronzes. De maneira geral, a cada olimpíada a delegação brasileira sobe no pódio com mais medalhas. Antes da campanha de 2024 que superou todas as anteriores no número de atletas medalhistas, a melhor participação havia sido em 2012, durante os Jogos Olímpicos de Londres, na Grã-Bretanha quando conquistou com as seguintes colocações: Sarah Menezes (-48kg, ouro); Mayra Aguiar (-78kg, bronze); Felipe Kitadai(-60kg, bronze); Rafael Silva(+100kg, bronze). Com o encerramento da campanha nos Jogos Olímpicos de Paris, França, os atletas tiveram as seguintes conquistas: Beatriz Souza (+78kg, ouro); Willian Lima (-66kg, prata); Larissa Pimenta (-52kg, bronze); Equipe Mista – Larissa Pimenta, Rafaela Silva, Ketleyn Quadros, Beatriz Souza, Willian Lima, Daniel Cargnin, Guilherme Schimidt, Rafael Macedo, Leonardo Gonçalves e Rafael Silva (bronze).
Com informações da Confederação Brasileira de Judô e Comitê Olímpico do Brasil.
Destaque – Equipe mista do Brasil. Foto: Miriam Jeske/COB
Publicação:
Domingo| 4 de agosto, 2024