Filme mostra um conjunto incrível de fatos desconhecidos pelos estrangeiros e, indo mais longe, até pelos brasileiros.
O documentário independente produzido pela Media Truth Studios, propriedade do jornalista português Sérgio Tavares, que denuncia as decisões consideradas autoritárias do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), estreou no Brasil no dia 1º de novembro, há 3 semanas, possui 123 mil likes e 875 mil visualizações.
Com título no idioma inglês “The Fake Judge – The story of the biggest scam ever in Brazil”, ou como ficou conhecido no país, “O Falso Juiz: A história de uma Nação nas mãos de um psicopata”, ainda poderia ser traduzido literalmente para “O Falso Juiz – A história do maior golpe da história do Brasil”.
Na Europa, a estreia mundial ocorreu no mês de maio, com exibições posteriores que incluíram Lisboa, Barcelona, Espanha e Paris, assim como exibições para deputados no Parlamento Europeu, em Estrasburgo, França. Nos Estados Unidos, a obra estreou no dia 16 de agosto.
Promessa cumprida
Tavares realiza trabalhos investigativos e produções independentes e, durante sua vinda ao Brasil em 2024 para fazer a cobertura de manifestações, foi preso pela Polícia Federal durante o desembarque no Aeroporto Internacional de Guarulhos, em São Paulo. Depois de passar por interrogatório, foi levado ao Palácio dos Bandeirantes e, de lá, para a Avenida Paulista, local de uma gigantesca manifestação popular ao lado do ex-presidente Jair Bolsonaro. Todos esses fatos são descritos no documentário.
Na Paulista, ele prometeu que levaria ao conhecimento do mundo inteiro os fatos de que “o Brasil tem uma ditadura à frente na sua gestão e que tem um poder judicial que engoliu o Poder Legislativo”. Cumprindo sua promessa, o documentário traz uma série de levantamentos, cujo tema central são as decisões do ministro Alexandre de Moraes do STF, a “corrupção, censura, o papel da imprensa”, entre outras afirmações sobre o cenário político brasileiro atual.
Apesar de ter sido criticado por alguns contextos que fogem ao título do documentário, Tavares atinge seu objetivo de levar ao conhecimento mundial um conjunto de fatos graves desconhecidos pela maioria dos estrangeiros quanto à realidade brasileira.
Destaque – The Fake Judge, disponível no YouTube. Imagem: MTS / Reprodução



