Sexta-feira | 2 de dezembro, 2022

Hoje é muito fácil criar uma loja virtual e isso pode ser feito até gratuitamente em alguns sites. Mas para ter sucesso no e-commerce é preciso observar suas constantes mutações. Algo que requer investimentos que nem sempre são financeiros.


Por motivos assim e que micros e pequenos empresários contratam experts quando o assunto é vender com sucesso e tranquilidade, depois de montar sua loja virtual. Abordado na matéria anterior, o tema trocas e devoluções ainda está recheado de dúvidas. O especialista Sidney Zynger faz algumas observações e explica o que é Logística reversa, técnica ligada ao tema.

Modalidades

No caso de logística reversa, que é quando o cliente faz a troca ou devolução de um produto e precisa enviar pelos Correios o produto de volta ao lojista, existem alguns cenários possíveis:

Logística Reversa em Agência

Neste caso o cliente procura uma agência dos Correios, ou agências franqueadas para fazer a troca através de postagem. O vendedor deve fornecer o código a ser postado e também emitir o código de autorização de postagem.

Logística Reversa Simultânea em Agência

Só pode ser feito em uma agência própria dos Correios e a postagem do produto de retorno é feita simultaneamente à entrega do produto substituto.

Logística Reversa Domiciliar

O produto a ser trocado é retirado no endereço informado em, no máximo, duas tentativas em dias úteis consecutivos. É também possível agendar a coleta, mas somente para 30 dias após o pedido ser efetivado.

Logística Reversa Simultânea Domiciliar

A coleta é feita em algum endereço indicado pelo cliente, e mediante a entrega da mercadoria, também já se programa também a entrega no endereço indicado.

A jornada de consumo do cliente

“Mesmo quando ocorre uma solicitação de troca ou devolução de compra, o lojista de e-commerce precisa estar preparado. Ou seja, deve estar munido de informações e acompanhar o cliente até o final do processo. Apesar de não ter efetuado a venda em caso de devolução, o empreendedor deve continuar a jornada de consumo do cliente da melhor maneira, para que a experiência, mesmo com troca ou devolução, seja positiva,” aconselha Zynger.


Fontes: e-commercebrasil | Sidney Zynger


Destaque: Foto: aloart


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