Terça-feira, 5 de julho de 2016, às 19h46
Modelo britânico Hawker de aviação executiva apreendido pela Receita Federal foi doado para ser utilizado pelos alunos na Base Aérea de Santos. As informações são do Centro Paula Souza.
A Escola Técnica Estadual (Etec) Alberto Santos Dumont, em Guarujá, ganhou um presente de aniversário na semana em que completou seus dez anos de criação. Trata-se de um avião a jato executivo de médio porte British Aerospace Hawker BAe 125-800 que foi apreendido e doado ao Centro Paula Souza pela Receita Federal do Brasil (RFB).
Apesar de não ter condições de voo, o bimotor avaliado em cerca de R$ 8 milhões será utilizado como laboratório para as aulas práticas do curso técnico de Manutenção de Aeronaves em Célula. Esse é o primeiro modelo com turbina a jato à disposição dos alunos. Desde a última sexta-feira, 24 de junho, o Hawker se juntou a outros dois monomotores, um helicóptero e duas fuselagens disponíveis aos estudantes da Etec no hangar da Base Aérea de Santos.
De acordo com o diretor da unidade, Antonio Almeida Ferreira, a chegada do jato trará novas oportunidades de aprendizado em um ramo mais complexo. “O segmento executivo está em franca expansão no Brasil e no mundo. O modelo Hawker é um dos projetos mais respeitados e referenciados na categoria. Será uma grande experiência para os alunos explorarem sua composição na prática”, afirma.
O transporte da aeronave do Aeroporto de Congonhas, na Capital, até Guarujá contou com um esquema especial. O avião de mais de 20 metros de comprimento e 4 de largura foi desmontado pelos alunos e levado de madrugada pela Rodovia Anchieta. A empresa Line Transportes, de Santos, cedeu duas carretas para executar a operação, com apoio da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), Ecovias e Polícia Militar.
O diretor conta que os estudantes encararam o desafio de desmontar as estruturas do jato logo no primeiro contato com o equipamento. “Foi preciso separar a asa, o motor e a fuselagem para fazer o transporte e depois montar tudo de novo. Agora o avião está pronto para ajudar nossos futuros profissionais a dar voos mais altos no mercado de trabalho”, ressalta.
Curso
O técnico em Manutenção de Aeronaves é o profissional que monta, desmonta, instala e executa manutenção em estruturas, motores, peças e sistemas de aeronaves. A Etec soma atualmente 160 alunos matriculados nesse curso. O processo seletivo para o próximo semestre registrou uma procura de 3,9 candidatos para cada uma das 40 vagas oferecidas. A lista de classificação geral será divulgada no dia 12 de julho no site www.vestibulinhoetec.com.br.
Leia mais sobre
EDUCAÇÃO
Leia as últimas publicações