Com profundas raízes indígenas, a gastronomia do Pará, há quem considere seus pratos como os mais brasileiros pela origem. Traços das cozinhas portuguesa e africana também estão presentes, como um segundo ramo predominante.
A cultura alimentar paraense é caracterizada pelos ingredientes regionais oriundos da exuberante floresta amazônica, basicamente compostos pelo camarão, caranguejo, marisco, peixe, aves, caça, pato. Os temperos tradicionais são as folhas de maniva, chicória e coentro, as pimentas de cheiro e ervas.
Muitos pratos e algumas bebidas típicas deste local apresentam a adição de jambú, o qual causa uma sensação de formigamento nos lábios devido à presença do alcaloide denominado espilantol. Destacam-se ainda o famoso açaí, bacaba, cupuaçu, castanha-do-pará, bacuri, pupunha, tucumã, muruci, piquiá e taperebá.
Os mais tradicionais são cozidos em panelas de barro ou assados em moquéns e embebidos de tucupi, caldo amarelo extraído da mandioca. Aliás, a raiz é uma das bases da culinária paraense, e sua farinha não pode faltar nos pratos locais.

O tacacá é uma iguaria de origem indígena muito comum na região amazônica. É servido bem quente em uma cuia como se fosse uma sopa com diversos ingredientes: o tucupi (caldo amarelo extraído da mandioca brava), a goma de tacacá (preparada a partir do cozimento da tapioca), jambu e camarões cozidos. Foto: Prefeitura de Santarém
Destaque – Foto: Prefeitura de Santarém / Divulgação



