As agências reguladoras possuem funções importantes e de interesses que podem afetar de maneira fundamental a população. A Artesp, Arsesp e SP Águas serão responsáveis pela fiscalização e regulação de serviços públicos no Estado, incluindo transporte, saneamento, energia e segurança hídrica.


O governador Tarcísio de Freitas sancionou, nesta segunda (23), no Palácio dos Bandeirantes, a Lei Complementar 35 de 2024, que prevê a atualização e padronização da Agência de Transportes do Estado de São Paulo (Artesp) e da Agência Reguladora de Serviços Públicos do Estado de São Paulo (Arsesp). A medida cria a nova Agência de Águas do Estado de São Paulo, a SP Águas, e faz parte do plano de modernização de gestão SP na Direção Certa. O texto foi sancionado com veto parcial.

“Queremos gerar oportunidades, gerar emprego, fazer o estado ser mais competitivo e se desenvolver. Estamos tornando o estado menos burocrático, vamos aplicar a lei da liberdade econômica e fazer com que São Paulo vá na direção certa”, disse o governador durante a cerimônia.

As alterações darão mais autonomia administrativa, orçamentária e de planejamento às três agências e garantirão mais independência na gestão dos quadros de funcionários, incluindo a possibilidade de realização de concursos públicos para preenchimento do quadro funcional. A indicação de membros da diretoria e do cargo de diretor-presidente para as autarquias obedecerá a regras de compliance e de governança.

As novas agências

As agências reguladoras são responsáveis por definir normas e regulamentos que asseguram a qualidade, segurança e confiabilidade dos serviços essenciais prestados à população, incluindo diversos serviços públicos como: água, energia, transportes e telecomunicações. Elas também fiscalizam e monitoram o cumprimento dessas normas, realizando inspeções e aplicando sanções quando necessário, com o objetivo de proteger os consumidores, garantir práticas justas e evitar abusos na prestação do serviço.

Com a nova regra, a Artesp passa a ser responsável pela fiscalização e regulação de infraestruturas e serviços de transportes rodoviário, aeroportuário, hidroviário e metroferroviário, além do transporte coletivo intermunicipal e metropolitano. Com isso, ela será uma grande agência de transportes, sendo também responsável pelos contratos de concessão de trilhos, hoje sob gestão da Comissão de Monitoramento das Concessões e Permissões (CMCP), e transporte sobre pneus, incluindo a Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos.

A Arsesp passa a regular, fiscalizar e controlar serviços atribuídos pelo Estado, como serviços públicos sociais – concessões de habitação, escolas, loterias, parques e atribuídos pelo Estado ou por outros entes federativos -, além de gás canalizado, saneamento básico, geração, transmissão e distribuição de energia elétrica, dentro dos limites delegados pela autoridade federal.

Já a SP-Águas, que transformou o DAEE (Departamento de Águas e Energia Elétrica) terá a responsabilidade de gerir e fiscalizar o uso da água em todo o estado. A nova agência irá desempenhar um papel importante para a segurança hídrica do Estado, abrangendo diversos usos como abastecimento público, indústria, agricultura, comércio, energia e mineração.

Indicação de diretores das agências

Em relação à indicação de novos diretores, a Lei Complementar também estabelece critérios específicos para as três agências reguladoras estaduais. O nome a ser indicado pelo governador do Estado e sabatinado pela Assembleia deve possuir experiência comprovada na área de atuação da agência reguladora e formação acadêmica compatível. O mandato dos diretores será de quatro anos, com possibilidade de uma recondução.

Para o secretário executivo da SPI, essas medidas visam garantir que os diretores das agências reguladoras tenham a qualificação necessária para desempenhar suas funções de maneira eficiente e transparente.

SP na Direção Certa

O SP na Direção Certa é um programa do Governo de São Paulo que reúne ações voltadas à modernização da máquina pública estadual. São medidas que visam dar maior eficiência ao gasto público, com redução de despesas e aumento da arrecadação, gerando maior capacidade de investimento ao Estado.

Um dos eixos do programa é a expansão de investimentos dentro do estado de São Paulo. Os investimentos estão presentes em iniciativas de qualificação da infraestrutura e melhoria do ambiente de negócios.

Por meio do Programa de Parcerias de Investimentos do Estado de São Paulo (PPI-SP), cujo portfólio conta com 24 projetos já qualificados, o Governo de São Paulo deve gerar até R$ 245 bilhões em investimentos.


As informações são da Agência SP


Destaque – Sanção do PLC 35/2024 – Agências Reguladoras do Estado. Cerimônia realizada no Palácio dos Bandeirantes – SP. Foto (fundo): Marcelo S. Camargo / Governo do Estado de SP


Publicação:
Quarta-feira | 25 de setembro, 2024


Leia outras matérias desta editoria

Novembro Azul – mês especialmente dedicado ao incentivo do check-up para homens

Visando o incentivo ao check-up e conscientização sobre o câncer de próstata, o governo paulista divulga e lista dos locais de atendimento. Na capital o Centro de Referência do Idoso (CRI zona norte) recebe os interessados, mas as consultas precisam ser...

Carreta da Mamografia na zona leste atenderá até 50 mulheres por dia

SP Mulher oferece mamografias e cursos de empreendedorismo em parceria com o Corinthians. A parceria visa incentivar a detecção precoce do câncer de mama e a autonomia financeira feminina, além de atendimento jurídico pela Defensoria Pública. O Governo do...

Doação de Sangue – SP pede ajuda da população

Com estoque crítico, Pró-Sangue de São Paulo pede a colaboração da população para doação. Veja como agendar e os requisitos para doar. O estoque opera da Fundação Pró-sangue, instituição ligada à Secretaria de Estado da Saúde e à Faculdade de Medicina da...

ENEM 2024 – Mobilidade urbana: São Paulo se prepara para as provas

Operações especiais dos transportes públicos e no trânsito visam facilitar acesso dos estudantes aos locais do Exame. O Governo paulista oferecerá transporte gratuito nos dias do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), nos domingos 3 e 10 de novembro, a...

1º turno das eleições: SP terá esquema especial neste domingo

Gratuidade no transporte e reforço na polícia, farão parte do esquema montado para garantir o acesso e segurança aos eleitores. A Polícia Militar trabalhará com 100% do efetivo neste final de semana. O governo paulista preparou um esquema especial de...

Túnel Santos – Guarujá: começam audiências públicas de Impacto Ambiental

O Governo de São Paulo dará início às audiências públicas sobre os projetos do túnel imerso; as sessões sobre o estudo ambiental acontecerão na próxima semana. O Conselho Estadual do Meio Ambiente (Consema) convocou para os dias 9 e 10 de outubro duas...

Acordo Paulista IPVA visa motoristas de aplicativos e entregadores – conheça

O Governo de São Paulo lançou a nova fase do programa e agora pretende negociar R$ 2 bilhões em dívidas, regularizando inclusive pequenos débitos, com desconto de 100% em multas e juros, além de parcelamento em até 60 vezes. O governador Tarcísio de...