Quinta-feira, 17 de março de 2016 às 13h11
Juiz de Brasília alegou que existem várias ações civis contra a posse do ex-presidente e que o governo federal tenta intervir no Ministério Público e no Poder Judiciário. Governo deve recorrer ainda hoje, garantiu o advogado-geral da União José Eduardo Cardozo.
Gerson Soares
Lula ficou pouco tempo empossado. Uma liminar provisória do juiz federal Itagiba Catta Preta Neto, da 4ª Vara Federal do Distrito Federal, intima a presidente a destituí-lo do cargo de ministro-chefe da Casa Civil. Imediatamente o PT reagiu à decisão da Justiça que suspende a nomeação. Desafiando a decisão judicial, o vice-líder do PT na Câmara dos Deputados disse ser “boataria” e completou: “Neste momento, ele é o chefe da Casa Civil e pode estar assinando atos neste momento. Ele goza de todos os direitos constitucionais. Será um excelente ministro e vai contribuir muito para o governo e enfrentar este momento de golpe”, informou a repórter Carolina Gonçalves da Agência Brasil de Notícias.
Na Câmara o clima é tenso com a escolha dos nomes de deputados que irão analisar o processo de impeachment da presidente Dilma. Caso seja aprovado, deverá ir para o Senado e cair no colo do presidente Renan Calheiros, ausente na cerimônia de posse de Lula, o que demonstra um certo afastamento como aliado de primeira hora. As manifestações contra o governo continuam em Brasília, onde foram disparadas bombas de gás lacrimogêneo. Em São Paulo a tropa de choque da Polícia Militar chegava a pouco na Avenida Paulista para dispersar os manifestantes, alguns deles passaram a noite em vigília e lá ficaram.
Com informações da Agência Brasil
Leia mais sobre
JUSTIÇA
Leia as últimas publicações