A operação está prevista para março de 2026 e a linha já conta com cinco trens em testes.


Retomada no início da atual gestão, a Linha 17-Ouro vai ligar o aeroporto de Congonhas à rede de transporte sobre trilhos. Na quarta-feira (8), o governador Tarcísio de Freitas visitou as obras para fazer uma visita técnica e conferir o avanço de sua construção, que ultrapassou 90% de conclusão.

“As obras estão andando super bem, estamos andando dentro do planejado. Em março próximo, vamos iniciar a operação assistida, já com passageiros. E, no segundo semestre do ano que vem, vamos dar início à operação comercial. A chegada dessa linha vai melhorar o dia a dia dos moradores da zona sul da capital e dos passageiros que partem ou chegam à cidade pelo Aeroporto de Congonhas. É mais mobilidade, conforto e qualidade de vida”, afirmou o governador.

 

Serão oito estações modernas e a frota contará com 14 trens de tecnologia avançada, que vão reforçar a mobilidade urbana na Zona Sul da capital. Foto: Paulo Guereta / Governo de SP

 

Fases de acabamentos e percursos

Com 97% de execução e já na fase de acabamento, a estação Vereador José Diniz foi a primeira do roteiro. O local conta com todas as seis escadas rolantes, três elevadores e comunicação visual, bloqueios (catracas), monitores de informações aos passageiros e portas de plataforma. Além das atividades de acabamento em curso, como o paisagismo da área externa, a estação também recebe trabalhos de finalização e testes de sistemas.

O percurso incluiu a estação Washington Luís, que atingiu 85% de avanço nas obras civis, já com portas de plataforma instaladas e contando com atividades para a colocação de comunicação visual e montagem de sistemas, que incluem todos os quatro elevadores e oito escadas rolantes já instalados. Ela será um dos principais acessos para passageiros vindos de outras regiões da cidade e fica anexa ao Pátio Água Espraiada. O local que vai abrigar as oficinas de manutenção alcançou 88% de execução das obras.

Novos trens

O trajeto entre essas estações foi feito a bordo de um dos cinco trens já entregues, fabricados na China pela empresa BYD. A composição fez o percurso totalmente movida à bateria, que permite autonomia de até 8 km e é uma das inovações neste projeto, que compreende 14 trens, dos quais seis já estão no Brasil, sendo um recém-chegado ao Porto de Santos.

Ao todo, a nova linha que vai conectar o aeroporto de Congonhas à rede sobre trilhos da capital paulista está com 96% das obras concluídas, com as estações entrando em fase de testes e acabamentos – como a estação Vila Cordeiro, por exemplo, que também já iniciou as atividades de paisagismo dos acessos.

Cada trem da Linha 17-Ouro terá cinco carros, com 60,8 metros de comprimento, capacidade para 616 passageiros e recursos como ar-condicionado, iluminação em LED, áreas acessíveis e sistema UTO (Unattended Train Operation), com tecnologia CBTC, que permite maior eficiência e menores intervalos entre viagens. O projeto também prevê inovações, como a autonomia das composições para percorrer até 8 km com baterias próprias em caso de queda de energia de tração.

“Com trens automáticos e com capacidade para centenas de passageiros, a linha deverá ajudar a reduzir o tráfego nas principais vias da região”, afirmou Basso.

A expectativa é que a expansão auxilie na redução do tráfego nas principais vias da região. Quando em funcionamento, a Linha 17-Ouro vai beneficiar mais de 93 mil passageiros por dia ao conectar o aeroporto de Congonhas à Estação Morumbi, da Linha 9-Esmeralda, com oito estações e 6,7 km de extensão operacional. O novo monotrilho vai contribuir para a redução do tempo de deslocamento da população ao fortalecer a integração com outros modais de transporte.

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Vista aérea da construção da Linha 17-Ouro do metrô, que vai interligar o aeroporto de Congonhas. Foto: Paulo Guereta / Governo de SP
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Destaque – Visita às obras da Linha 17-Ouro do Metrô pelo governador de São Paulo. Nas imagens, o novo trem da BYD que irá operar na interligação. Fotos: Paulo Guereta / Governo de SP


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