Segunda-feira | 17 de abril, 2023

O anúncio foi feita na última sexta-feira (12) em coletiva de imprensa realizada no interior do Aeroporto de Congonhas, em São Paulo. O novo dispositivo vai funcionar com o app Mercado Pago e pode se tornar a nova sensação dos pagamentos presenciais.


Além de anunciarem diversos novos produtos e novidades sobre a identidade de marca do Mercado Livre e Mercado Pago, o vice-presidente sênior no Brasil e a vice-presidente de marketing para a América Latina – respectivamente Túlio Oliveira e Pethra Ferraz –, destacaram o Point Tap, uma “maquininha sem maquininha”, que processa pagamentos por aproximação diretamente no celular do vendedor. Traduzindo os termos, literalmente significam “apontar” e “tocar”. Esse significado tem haver com o uso da tecnologia NFC também conhecida como “por aproximação” ou “sem contato”. “É uma tecnologia que permite fazer cobranças por aproximação por meio de sensores incorporados em cartões de débito, crédito e outros dispositivos,” explica-se.

Novidade

O Point Tap vai funcionar a partir do aplicativo do Mercado Pago instalado no smartphone do vendedor que já é cadastrado no sistema de pagamentos e vai oferecer algo muito interessante: economia. “Trata-se de uma ferramenta de cobrança por aproximação pelo celular, por meio da tecnología NFC, sem precisar de outras maquininhas. Basta aproximar o cartão ou dispositivo que possua uma carteira digital à parte de trás do seu celular (desde que a função NFC esteja habilitada) para receber um pagamento. Não tem custo de adesão, aluguel ou taxa de manutenção,” ensina a página da empresa.

Novas estratégias do Mercado Livre e do Mercado Pago

A estratégia faz parte de um esforço da empresa em democratizar os meios de pagamentos oferecidos à sua base de clientes. “Muitos consumidores já pagam por Pix, mas os lojistas ainda carregam a maquininha por causa dos pagamentos de cartão, então o recebimento pelo celular na hora é um diferencial para o lojista. Nosso diferencial em relação ao mercado é a segurança com compras acima de 200 reais, que exigem a senha, que pode ser digitada diretamente no celular”, explicou Oliveira.

Nova identidade

O anúncio foi realizado dentro do Aeroporto de Congonhas justamente para dar visibilidade ao novo avião do Mercado Livre, o 4º da frota de entregas domésticas do marketplace. O avião foi decorado com a nova identidade e posicionamento da marca que une ainda mais o Mercado Livre e o Mercado Pago como empresas de um mesmo grupo, unificadas para proporcionar uma melhor experiência.


Fontes: Mercado Pago | Ecommerce Brasil


Destaque – Túlio Oliveira, vice-presidente sênior do Mercado Pago no Brasil e Pethra Ferraz, vice-presidente de marketing do Mercado Pago para a América Latina, responsáveis pelas divulgações da coletiva de imprensa em 12 de abril de 2023. Foto: Mercado Pago / Divulgação