Para comemorar o 25º aniversário do lançamento do Observatório de Raios X Chandra da NASA , a equipe do Chandra divulgou esta imagem nunca vista antes da NGC 6872, uma galáxia espiral na constelação de Pavo (Pavão), em 22 de julho de 2024. Esta imagem e outras 24, todas incluindo dados do Chandra, demonstram como a astronomia de raios X explora todos os cantos do universo.
A NGC 6872 tem 522.000 anos-luz de diâmetro, o que a torna mais de cinco vezes maior que a Via Láctea; em 2013, astrônomos dos Estados Unidos, Chile e Brasil descobriram que ela é a maior galáxia espiral conhecida, com base em dados de arquivo do Galaxy Evolution Explorer da NASA. Esse recorde foi superado pela NGC 262, uma galáxia que mede 1,3 milhão de anos-luz de diâmetro.
Destaque – A galáxia espiral barrada NGC 6872 está interagindo com uma galáxia menor no canto superior esquerdo. A galáxia menor provavelmente retirou gás de NGC 6872 para alimentar o buraco negro supermassivo em seu centro. Crédito da imagem: Raio X: NASA/CXC/SAO; Óptico: NASA/ESA/STScI; Processamento de imagem: NASA/CXC/SAO/J. Schmidt, L. Frattare e J. Major
Publicação:
Domingo | 8 de setembro, 2024