Sábado | 13 de agosto, 2022

A Nasa publicou produziu vídeos da lua vista dos hemisférios norte e sul, onde o Brasil se localiza; todo o território brasileiro ocupa o hemisfério ocidental.

Goddard Space Flight Center


A visualização em 4K que pode ser vista no vídeo, mostra a fase e a libração da Lua em intervalos de uma hora ao longo de 2022, conforme visto do Hemisfério Sul. Libração vem do latim “librare” que significa balançar. Portanto, em relação à lua, basicamente consiste na oscilação do satélite que permite a um observador da Terra visualizar mais de 50% de sua superfície.

Cada quadro do vídeo representa uma hora. Além disso, esta visualização mostra a posição da órbita da Lua, pontos sub-Terra e subsolar e distância da Terra em escala real. Crateras perto do terminador são rotuladas, assim como os locais de pouso da Apollo, maria e outras características de albedo à luz do sol.

A definição do termo albedo, de acordo com a Nasa, é a razão entre a radiação solar emitida refletida por um objeto e a radiação solar incidente sobre ele. Por exemplo, em relação à Terra, fazendo com que ela absorva ou reflita mais radiação, como a poluição ou a emissão de gases do efeito estufa.

Sobre o Centro de Voo Espacial Goddard

O Goddard Space Flight Center da NASA em Greenbelt, Maryland, abriga a maior organização do país de cientistas, engenheiros e tecnólogos que constroem naves espaciais, instrumentos e novas tecnologias para estudar a Terra, o Sol, nosso sistema solar e o universo.

O centro espacial foi nomeado em homenagem ao Dr. Robert Hutchings Goddard (1882-1945), considerado o pai da moderna propulsão de foguetes. Físico de grande perspicácia, Goddard também tinha um gênio único para a invenção. É em memória deste brilhante cientista que a NASA estabeleceu o Goddard Space Flight Center.

O Goddard foi estabelecido em 1º de maio de 1959, como o primeiro complexo de voo espacial da NASA. Suas várias instalações são fundamentais para a realização das missões de exploração espacial e descoberta científica da agência espacial norte-americana.


Crédito do vídeo: Goddard Space Flight Center da NASA
Visualização de dados por Ernie Wright (USRA)
Produtor e Editor – David Ladd (AIMM)
Música fornecida pela Universal Production Music: “Blossom Hills” – Achille Richard