O anúncio foi feito no dia 3 e a união visa desenvolver embalagens inteligentes para proteção e conservação dos alimentos.
A Nestlé R&D firmou parceria com a IBM Research para desenvolver novas ferramentas que alavancam o poder da Inteligência Artificial (IA) e da tecnologia avançada para dar vida a inovações revolucionárias. Essa colaboração em pesquisa levou ao desenvolvimento de uma ferramenta de IA generativa capaz de identificar novos materiais de embalagem de alta barreira.
A embalagem ajuda a proteger alimentos e bebidas, além de prevenir o desperdício. A Nestlé está continuamente reduzindo o uso de plástico virgem, sendo pioneira no uso de materiais alternativos e novas tecnologias, e migrando para soluções recicláveis de monomaterial e papel. Identificar novos materiais de embalagem que atendam às necessidades funcionais de cada produto, garantindo a segurança e a qualidade dos alimentos, costuma ser um processo meticuloso. Em alguns casos, isso requer anos de pesquisa.
Cientistas da Nestlé e da IBM utilizaram técnicas de processamento baseadas em IA¹ para construir uma base de conhecimento robusta sobre materiais. Posteriormente, a equipe aprimorou um modelo de linguagem química adequado a esse corpus (coletânea ou conjunto de documentos sobre determinado tema) selecionado, permitindo que ele aprendesse a representação das estruturas moleculares.
Utilizando esse conhecimento, as equipes utilizaram o transformador de regressão², recentemente desenvolvido pela IBM Research, para aprender a correlação entre as principais características estruturais moleculares e as propriedades físico-químicas resultantes. O modelo resultante agora pode propor materiais de embalagem de alta barreira inteiramente novos que protegem produtos sensíveis contra umidade, oscilações de temperatura e oxigênio.
Tecnologia avançada
A Nestlé utilizará essa nova tecnologia para identificar futuros materiais de embalagem, considerando custo, reciclabilidade e funcionalidade.
“Este novo modelo de linguagem com tecnologia de IA, desenvolvido em colaboração com a IBM Research, ilustra como a Nestlé está liderando a transformação digital no setor de alimentos e bebidas. No futuro, essa tecnologia inovadora poderá ser usada para otimizar o desenvolvimento de soluções de embalagens mais sustentáveis em todas as categorias de produtos”, revelou o diretor de Tecnologia da Nestlé, Stefan Palzer.
“Acreditamos que a IA generativa continuará a revolucionar as descobertas científicas, impactando o negócio principal de todos os setores baseados no conhecimento, permitindo diferenciação crítica e crescimento sustentável”, disse o vice-presidente de pesquisa da IBM para a Europa e África, Alessandro Curioni.
A Nestlé continua a utilizar IA, aprendizado de máquina, ciência de dados e automação para apoiar a inovação e ajudar a gerenciar complexidades. Como, por exemplo, o desenvolvimento da ferramenta de otimização de receitas que utiliza algoritmos avançados para ajudar os desenvolvedores de produtos a gerenciar melhor as compensações entre ingredientes, nutrição, custo e sustentabilidade, sem deixar de atender às expectativas dos consumidores. A empresa também utiliza gêmeos digitais de equipamentos e linhas de produção para otimizar os processos de fabricação e desenvolveu ferramentas digitais para fornecer soluções nutricionais personalizadas para pessoas e animais de estimação.
Recentemente, a companhia anunciou a criação de um novo centro de P&D para tecnologia avançada, o primeiro do gênero na indústria de alimentos e nutrição. O novo centro irá selecionar, testar e desenvolver novas gerações de sensores, robôs, sistemas de codificação, IA de alto desempenho e soluções de realidade virtual/mista para aumentar a eficiência em pesquisa, inovação e operações.
1 Fonte: Docling: Um kit de ferramentas de código aberto eficiente para conversão de documentos orientada por IA.
2 Fonte: Transformador de regressão na Nature Machine Intelligence.
Destaque – Imagem: Nestlé



