As expectativas com a data estão abrindo os olhos de todos os segmentos, incluindo o Procon de São Paulo. E-commerce projeta um faturamento na casa dos 11 bilhões.
A Fundação Procon de São Paulo lançou uma enquete comportamental para entender hábitos, percepções e emoções durante este grande período de compras e usar os resultados como base para novos estudos e ações educativas. Esta é uma das ações que giram em torno da data.
Em setembro do ano passado, um levantamento da Wake em parceria com a Opinion Box relatou que 66% dos brasileiros planejavam aproveitar as promoções da Black Friday. O estudo “Intenção de Compra na Black Friday 2024” revelou que o e-commerce seria o canal preferido de 58,2% dos consumidores, seguido pelos marketplaces (47,8%) e aplicativos (44,3%). As lojas físicas foram escolhidas por 30% dos entrevistados.
De olho nesse comportamento, o Procon-SP lançou uma nova enquete em seu site no dia 30 de outubro, com o objetivo de entender como os consumidores paulistas se comportam durante a Black Friday, uma das datas mais marcantes do comércio. A pesquisa, intitulada “De Olho na Black Friday: o que pensam os paulistas sobre preços e promoções”, busca identificar hábitos, percepções e sentimentos que influenciam o consumo neste período, ajudando a aprimorar as orientações e políticas públicas voltadas à defesa do consumidor.
Aberta ao público em geral, a enquete reúne 26 perguntas rápidas sobre temas que vão desde o acompanhamento de ofertas e confiança nos descontos até o impacto das emoções e influenciadores nas decisões de compra. Questões sobre reação a anúncios do tipo “só hoje”, pagamentos “sem juros” e a relação entre preço, qualidade e status também estão entre os tópicos abordados.
“A ideia é ampliar continuamente nosso repertório sobre o comportamento dos consumidores, entender o que leva à confiança ou à desconfiança nas promoções e identificar novas formas de orientar o público para escolhas mais conscientes”, explica Elaine da Cruz, diretora de Estudos e Pesquisas do Procon-SP, destacando que o estudo tem caráter educativo e analítico, sem fins comerciais.
Traçando o perfil do consumidor paulista
Com base nas respostas, o Procon-SP pretende produzir análises e estudos comparativos sobre o perfil do consumidor paulista, cruzando percepções por faixa etária, renda e escolaridade. As conclusões vão servir de subsídio para novas campanhas, pesquisas e ações educativas de defesa do consumidor.
Além de medir o grau de confiança nas promoções, a pesquisa também explora aspectos emocionais — como arrependimento, ansiedade, satisfação e culpa — e comportamentos coletivos, como o impulso de compra por influência de amigos ou redes sociais. Segundo o Procon-SP, compreender essas dimensões é fundamental para orientar os consumidores a reconhecer práticas enganosas e evitar armadilhas de consumo impulsivo.
“A Black Friday é um fenômeno que vai muito além dos preços. Ela mobiliza expectativas, emoções e até crenças sobre o que é um ‘bom negócio’. Entender isso nos ajuda a desenvolver políticas públicas mais humanas e eficazes”, reforça Elaine.
Fonte de dados e inteligência sobre o setor, a Neotrust está projetando uma black friday recorde em 2025. A companhia projeta que o faturamento do varejo online atinja a marca de R$ 11 bilhões no período, representando um crescimento de 17% em relação ao mesmo evento em 2024.
Para quem estiver interessado, o questionário do Procon está disponível na capa do site www.procon.sp.gov.br e deve permanecer ativo durante as próximas semanas, segundo o órgão.
Destaque – Imagem: aloart / G. I.



