De acordo com a Associação Brasileira de Automação, 40% dos varejistas vão investir em Inteligência Artificial (IA) para vender mais, no próximo dia 24 de novembro, data oficial do evento no Brasil. Uso da tecnologia favorece os empreendedores e consumidores que recebem promoções personalizadas.


A Black Friday é uma das datas mais esperadas pelos varejistas na atualidade. Nesse sentido é difícil pensar em vendas no varejo sem o comércio eletrônico. Considerada uma das datas sazonais mais importantes do mercado de e-commerce é crucial para os empreendedores que vendem online em lojas virtuais e marketplaces, oportunidade da qual se espera o máximo em resultados. Falta pouco mais de um mês e conhecer as tendências do mercado é fundamental.

Pesquisas

Pensando nisso, o Pagar. me – meio de pagamento digital e omnichannel da StoneCo. –, realizou uma pesquisa em parceria com o E-commerce Brasil – portal especializado na cobertura do comércio eletrônico –, a Equals – plataforma de gestão financeira inteligente – e Nuvemshop revelando que 35,7% dos varejistas digitais planejam investir em Inteligência Artificial. Divulgado pelo GS1 Brasil – Associação Brasileira de Automação, o levantamento aponta que “a IA é a tecnologia mais escolhida entre as opções de Big Data (19,4%) e Realidade Aumentada e Virtual (7,7%). Com isso em mente, a utilização dessa ferramenta se torna uma grande aliada para o sucesso das empresas durante esse período de vendas intensas”.

Vantagens da Inteligência Artificial na Black Friday

Segundo o estudo, é fundamental acompanhar de perto a tecnologia, criar estratégias e as mudanças. Nesse sentido, a IA permite que os lojistas personalizem as experiências dos clientes, trazendo ofertas que atendam seus objetivos de compras. O uso de ferramentas de análises de dados e de públicos podem atender melhor, com mais agilidade e oferecer ofertas e promoções direcionadas. “Além disso, na Black Friday, é de suma importância automatizar os processos operacionais, como o gerenciamento de estoque e o atendimento de pedidos, visando aprimorar a eficiência e reduzir os custos,” destaca. A pesquisa “A preparação do e-commerce para a Black Friday”, ouviu 196 empresas de todos os portes, incluindo multinacionais.


Fontes: GS1 / ecommercebrasil


Destaque – Imagem: aloart


Publicação:
Sábado | 14 de outubro, 2023