Quinta-feira | 10 de agosto, 2023
O objetivo dessas operações conjuntas, das policias (militar e civil) com apoio de outros atores municipais e estaduais é saturar com forças ostensivas a ocorrências de crimes e levar a presença da lei e da ordem às ruas de São Paulo.
Nesta terça-feira (8), foi realizada uma nova Operação Impacto na zona leste paulistana. O contingente de policiais militares superou todas as demais operações utilizadas nesse modelo, com o envolvimento de uma força policial com cerca de 700 militares e 270 viaturas (dados atualizados), além de policiais civis (leia mais sobre as operações). Na oportunidade, o falecimento do soldado PM L Pires do 8º BPM/M (Batalhão de Polícia Militar Metropolitano) foi rememorado e a ele ofertada uma singela homenagem por todos os participantes com um minuto de silêncio. Durante a revista da tropa foi lida uma mensagem de luto em sua memória (veja em @alotatuape).
Estratégias das operações
Após a dispersão da tropa para suas devidas missões, o comando do 21º BPM/M recebeu em sua sede membros da sociedade, militares e imprensa, para uma reunião informativa a respeito das estratégias utilizadas nas operações Impacto na zona leste. “Esse modelo de operações nasceu na área do CPA-M11 (Comando de Policiamento de Área Metropolitana) com o comandante tenente coronel PM Caio”, iniciou o tenente coronel PM Kage, comandante da unidade, sintetizando a ideia dessas operações que é juntar forças com outros comandos e ativos operacionais para fazer policiamento preventivo em cada área. Ele citou, o policiamento especializado, os diversos órgãos envolvidos, tais como, a 5ª Delegacia Seccional, Subprefeituras e dentre outros o Metrô.
Resultados
De acordo com o tenente coronel PM Kage, a concentração das forças policias são destinadas aos locais – circunscritos aos diversos batalhões e respectivas companhias da PM – onde a criminalidade começa a dar sinais de ultrapassar os níveis desejados. Cada uma dessas unidades processa as ações concretizadas e o comando recebe as informações para operacionalizar as estratégias e conferir os resultados. “Cada batalhão, cada companhia, vai atualizar a quantidade de indivíduos procurados, motos vistoriadas, ocorrências, etc., e assim conseguimos ter um panorama de como está indo a operação”, expôs o comandante.
Veja os resultados no infográfico
Destaque – Início da Operação Impacto Zona Leste do dia 8 de agosto (terça-feira). Foto: aloimage