Quinta-feira, 29 de novembro de 2018, às 20h30
Até 2050, 75% da população mundial viverá em cidades, preveem especialistas. No Brasil, uma das estimativas é a de que, já em 2030, mais de 90% da população estará nas cidades.
Agência FAPESP
Essas previsões evidenciam a necessidade de se discutir os desafios que as cidades têm pela frente, como qualidade de vida de seus moradores, mobilidade urbana e a necessidade de buscar soluções para temas que ganharam destaque mais recentemente, como os movimentos migratórios internacionais.

Tema será debatido no programa Ciência Aberta, transmitido ao vivo no próximo dia 4 de dezembro, e que contará com a participação de Marta Arretche, Paulo Saldiva e Alberto Jakob. Foto: Léo Ramos Chaves
Esses assuntos serão debatidos no próximo programa Ciência Aberta, que terá como tema Os novos desafios das cidades e que será transmitido ao vivo na terça-feira (4/12), a partir das 15 horas.
Os pesquisadores convidados são:
Marta Arretche, professora do Departamento de Ciência Política da Universidade de São Paulo (USP) e coordenadora do Centro de Estudos da Metrópole (CEM) – um dos Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão (CEPIDs) financiados pela FAPESP.
Paulo Saldiva, professor titular da Faculdade de Medicina e diretor do Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo (IEA-USP).
Alberto Augusto Eichman Jakob, coordenador do Núcleo de Estudos de População “Elza Berquó” (Nepo-Unicamp).
O programa é transmitido a partir do auditório da FAPESP, que recebe estudantes como convidados e que podem enviar perguntas aos pesquisadores convidados.
Durante o programa (exibição no Facebook, YouTube da Fapesp), perguntas do público externo também são recebidas pela página da Agência FAPESP no Facebook.
Mais informações: www.fapesp.br/ciencia-aberta.

Smart Cities: Instituto terá espaço para experimentar tecnologias de empresas e de grupos de pesquisa voltadas a melhorar a qualidade de vida da população. Foto: IPT
Leia mais sobre
ALÔ SÃO PAULO
Leia as últimas publicações