Terça-feira, 5 de julho de 2016, às 18h36
Última instalação esportiva dos Jogos Rio 2016 foi entregue e testada em competição com atletas de seis países.
Por Rio 2016
O Velódromo Olímpico do Rio foi entregue oficialmente pela Prefeitura do Rio de Janeiro ao Comitê Organizador neste domingo (26). A pista, que fica no Parque Olímpico da Barra, foi testada por ciclistas de seis países. Entre eles, o suíço Gael Suter, presença garantida no Rio 2016. “Estou feliz de conhecer esta linda pista”, disse Suter, após vencer uma das seis provas que testaram a arena neste fim de semana.
“A pista é rápida, lisa, muito boa de pedalar. Mal posso esperar para voltar em agosto”
Gael Suter, ciclista suíço classificado para os Jogos Rio 2016
“É realmente uma pista ótima, adorei pedalar aqui. Me senti incrível”, concordou Alexander Porter, que luta para integrar a equipe da Austrália que virá ao Rio. O australiano disse que vai contar aos colegas que “a pista do Velódromo do Rio é divertida de pedalar”. O japonês Shogo Ichimaru também ficou satisfeito: “A pista é muito bem feita e parecida com a que costumo treinar no Japão”.
Inspiração para os mais jovens
Carolina Barbosa Alves do Nascimento, de 17 anos, era pura emoção após vencer a disputa feminina. “Não imaginava conseguir, foi uma superação”, contou, chorando de alegria. Para ela, foi como conquistar uma medalha Olímpica. “Pedalar na pista Olímpica é uma experiência que vou levar para o resto da vida”, concluiu a ciclista, que veio de Pereira Barreto, interior de São Paulo, e nunca tinha pedalado em uma pista de madeira. “Vou lutar para estar em Tóquio 2020”.
Mesmo atletas mais experientes se renderam ao entusiasmo. “É uma ferramenta que o Brasil não tinha. Para o ciclismo de pista é essencial”, disse Armando Camargo, que foi ao treino com a missão de passar detalhes sobre a pista para os companheiros da equipe de ciclismo que representará o Brasil no Rio 2016. Teste na reta final
O amistoso serviu para testar a pista e também para treinar voluntários e equipe que atuam em agosto no Rio 2016. “Foi bacana a energia. Quando um esquecia uma coisa já tinha outro percebendo e trabalhando para resolver”, comentou Beatriz Rezende, gerente de competição do ciclismo de pista do Comitê Rio 2016.
Atletas Paralímpicos testaram a acessibilidade da arena. “A impressão foi a melhor possível”, disse Luciano da Rosa, que compete na perseguição individual e quilômetro contrarrelógio nos Jogos Paralímpicos Rio 2016. “A pista está linda, vai ser show de bola”, previu seu guia, Edson Luiz de Resende.
Para selar o fim de semana, o prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, entregou oficialmente o Velódromo Olímpico ao Rio 2016. “Estou satisfeito não só por receber a chave da última instalação esportiva, mas por poder dizer que as instalações estão prontas para os grandes atores dos Jogos, que são os atletas. Nossa mensagem para o presidente (do Comitê Olímpico Internacional) Thomas Bach é de que os palcos dos atores estão completos”, concluiu Carlos Nuzman, presidente do Comitê Rio 2016, ao receber a chave simbólica da instalação de Paes, ao lado do ministro do Esporte, Leonardo Picciani (foto abaixo).
Leia mais sobre
JOGOS OLÍMPICOS
RIO 2016
Leia as últimas publicações