Prestes a completar trinta anos, programa prioriza acessibilidade e tem critérios socioeconômicos de seleção, com cursos de fotografia e linguagens gráficas.


O Museu de Arte Moderna de São Paulo está com inscrições abertas para os novos cursos gratuitos do Igual Diferente, programa do MAM Educativo. Criado em 1998, o principal objetivo do Igual Diferente é possibilitar o acesso de todas as pessoas a um ambiente criativo e acessível, abrangendo participantes em todas as condições físicas, sociais e psíquicas.

As inscrições vão de 4 a 21 de fevereiro de 2025, devendo ser feitas através dos formulários presentes na aba de cada curso no site do MAM (acesse aqui).

As vagas são limitadas e a seleção usa critérios socioeconômicos, com prioridade para candidatos pessoas negras, indígenas, transgêneras e/ou com deficiência, ou com perfil de baixa renda (renda familiar igual ou inferior a dois salários mínimos).

No primeiro semestre de 2025, será oferecido curso online Fotoperformance com Elisa Band e Karina Bacci. Com início no dia 10 de março, serão dezesseis encontros nas segundas-feiras, às 19h. Ao longo do percurso, serão trabalhados aspectos de análise e desenvolvimento de processos autorais, passando pela exposição de estímulos temáticos e referências, além de exercícios para experimentação.

Karina Bacci também ministrará dois cursos na área da fotografia – o curso Fotografia para Iniciantes e o curso Fotografia e Arte.

Em Fotografia para Iniciantes, serão oito encontros tratando da linguagem e técnica fotográfica, em aulas teóricas e exercícios práticos. A partir de referências, serão propostas reflexões sobre as possibilidades da fotografia na expressão, comunicação e autoconhecimento.

Já em Fotografia e Arte, Karina apresenta um panorama dos movimentos artísticos na fotografia desde o século XIX até o presente. Os encontros ocorrerão às terças, às 10h, e abordarão o processo criativo de artistas que combinam fotografia com outras linguagens, como instalação, performance, escrita, land art e pintura.

Esse semestre traz ainda o curso Linguagens Gráficas, com a professora Laura Teixeira. Em dezesseis encontros virtuais, será conduzida pesquisa em desenho e outras linguagens gráficas, envolvendo colagem e impressão com diversos materiais, sendo as propostas realizadas de acordo com determinados materiais e suas possibilidades de uso.

Acesse e confira a programação completa.

Sobre o Igual Diferente

Criado em 1998, o Igual Diferente é um dos primeiros programas do Educativo do Museu de Arte Moderna de São Paulo com foco na acessibilidade e inclusão, que promove cursos gratuitos e semestrais de diferentes linguagens artísticas. Ao fim do período, o curso é finalizado com o compartilhamento dos trabalhos desenvolvidos pelos participantes.

Sobre o MAM São Paulo

Fundado em 1948, o Museu de Arte Moderna de São Paulo é uma sociedade civil de interesse público, sem fins lucrativos. Sua coleção conta com mais de cinco mil obras produzidas pelos mais representativos nomes da arte moderna e contemporânea, principalmente brasileira. Tanto o acervo quanto as exposições privilegiam o experimentalismo, abrindo-se para a pluralidade da produção artística mundial e a diversidade de interesses das sociedades contemporâneas.

Localizado no Parque Ibirapuera, o edifício do MAM foi adaptado por Lina Bo Bardi, e possui uma ampla grade de atividades que inclui cursos, seminários, palestras, performances, espetáculos musicais, sessões de vídeo e práticas artísticas. O conteúdo das exposições e das atividades é acessível a todos os públicos por meio de visitas mediadas em libras, audiodescrição das obras e videoguias em Libras. O acervo de livros, periódicos, documentos e material audiovisual é formado por 65 mil títulos.


Destaque – Helena Queiroz, Yin (2024). Trabalho realizado no curso de Fotoperformance ministrado por Elisa Band e Karina Bacci. Foto: MAM / Divulgação / +aloart


Leia outras matérias desta editoria

Ano letivo 2026 em SP: veja o que muda nas escolas estaduais

O ano letivo de 2026 na rede estadual de São Paulo começa na próxima segunda-feira (2), com o retorno de cerca de 3,1 milhões de estudantes a mais de 5 mil escolas. A Secretaria da Educação do Estado (Seduc-SP) anunciou mudanças voltadas à melhoria da...

Educação de Jovens e Adultos: Como se inscrever na EJA durante todo o ano

Inscrições podem ser feitas ao longo de todo o ano para pessoas com 15 anos ou mais. O início de um novo ano representa uma nova oportunidade para retomar os estudos, reorganizar a rotina e ampliar possibilidades pessoais e profissionais. Pensando nisso, a...

São Paulo registra recorde na alfabetização infantil com Alfabetiza Juntos

Alfabetiza Juntos SP 2025: 330 mil crianças até 7 anos sabem ler e escrever, e pré-leitura crítica cai. O número de alunos nos níveis mais críticos de pré-leitura caiu de 26% em 2023 para 7% em 2025. Pela primeira vez, os 645 municípios de São Paulo...

Material escolar e uniformes: Prefeitura disponibiliza novo lote de créditos

Famílias com cadastro atualizado até o dia 9 de janeiro podem utilizar os créditos nas lojas credenciadas. A Prefeitura informa que um novo lote de créditos para aquisição de material e uniforme para os estudantes da Rede Municipal de Ensino da capital...

Ano letivo na Rede Municipal da capital paulista começa no dia 4 de fevereiro

Calendário com principais datas para organização pedagógico foi divulgado pela Secretaria Municipal de Educação (SME). Para garantir o planejamento pedagógico e organização escolar, a Secretaria Municipal de Educação (SME) divulgou o calendário de...

Plataforma ajuda estudantes a avaliar chances no Sisu

Lançada pelo ENEM Action, nova Calculadora do Sisu ajuda a planejar a candidatura para graduação com mais precisão. Como uma das principais portas de entrada para o ensino superior no Brasil — seja em instituições públicas ou privadas — o Exame Nacional do...

Bilhete Único Escolar 2026: solicitações já podem ser feitas

Estudantes devem consultar o site da SPTrans para verificar se as matrículas já foram enviadas. Desde o dia 6 de janeiro, já é possível solicitar o Bilhete Único de Estudante para o ano letivo de 2026 exclusivamente pelo Portal do DNE. Para fazer o pedido...