Prestes a completar trinta anos, programa prioriza acessibilidade e tem critérios socioeconômicos de seleção, com cursos de fotografia e linguagens gráficas.


O Museu de Arte Moderna de São Paulo está com inscrições abertas para os novos cursos gratuitos do Igual Diferente, programa do MAM Educativo. Criado em 1998, o principal objetivo do Igual Diferente é possibilitar o acesso de todas as pessoas a um ambiente criativo e acessível, abrangendo participantes em todas as condições físicas, sociais e psíquicas.

As inscrições vão de 4 a 21 de fevereiro de 2025, devendo ser feitas através dos formulários presentes na aba de cada curso no site do MAM (acesse aqui).

As vagas são limitadas e a seleção usa critérios socioeconômicos, com prioridade para candidatos pessoas negras, indígenas, transgêneras e/ou com deficiência, ou com perfil de baixa renda (renda familiar igual ou inferior a dois salários mínimos).

No primeiro semestre de 2025, será oferecido curso online Fotoperformance com Elisa Band e Karina Bacci. Com início no dia 10 de março, serão dezesseis encontros nas segundas-feiras, às 19h. Ao longo do percurso, serão trabalhados aspectos de análise e desenvolvimento de processos autorais, passando pela exposição de estímulos temáticos e referências, além de exercícios para experimentação.

Karina Bacci também ministrará dois cursos na área da fotografia – o curso Fotografia para Iniciantes e o curso Fotografia e Arte.

Em Fotografia para Iniciantes, serão oito encontros tratando da linguagem e técnica fotográfica, em aulas teóricas e exercícios práticos. A partir de referências, serão propostas reflexões sobre as possibilidades da fotografia na expressão, comunicação e autoconhecimento.

Já em Fotografia e Arte, Karina apresenta um panorama dos movimentos artísticos na fotografia desde o século XIX até o presente. Os encontros ocorrerão às terças, às 10h, e abordarão o processo criativo de artistas que combinam fotografia com outras linguagens, como instalação, performance, escrita, land art e pintura.

Esse semestre traz ainda o curso Linguagens Gráficas, com a professora Laura Teixeira. Em dezesseis encontros virtuais, será conduzida pesquisa em desenho e outras linguagens gráficas, envolvendo colagem e impressão com diversos materiais, sendo as propostas realizadas de acordo com determinados materiais e suas possibilidades de uso.

Acesse e confira a programação completa.

Sobre o Igual Diferente

Criado em 1998, o Igual Diferente é um dos primeiros programas do Educativo do Museu de Arte Moderna de São Paulo com foco na acessibilidade e inclusão, que promove cursos gratuitos e semestrais de diferentes linguagens artísticas. Ao fim do período, o curso é finalizado com o compartilhamento dos trabalhos desenvolvidos pelos participantes.

Sobre o MAM São Paulo

Fundado em 1948, o Museu de Arte Moderna de São Paulo é uma sociedade civil de interesse público, sem fins lucrativos. Sua coleção conta com mais de cinco mil obras produzidas pelos mais representativos nomes da arte moderna e contemporânea, principalmente brasileira. Tanto o acervo quanto as exposições privilegiam o experimentalismo, abrindo-se para a pluralidade da produção artística mundial e a diversidade de interesses das sociedades contemporâneas.

Localizado no Parque Ibirapuera, o edifício do MAM foi adaptado por Lina Bo Bardi, e possui uma ampla grade de atividades que inclui cursos, seminários, palestras, performances, espetáculos musicais, sessões de vídeo e práticas artísticas. O conteúdo das exposições e das atividades é acessível a todos os públicos por meio de visitas mediadas em libras, audiodescrição das obras e videoguias em Libras. O acervo de livros, periódicos, documentos e material audiovisual é formado por 65 mil títulos.


Destaque – Helena Queiroz, Yin (2024). Trabalho realizado no curso de Fotoperformance ministrado por Elisa Band e Karina Bacci. Foto: MAM / Divulgação / +aloart


Leia outras matérias desta editoria

Recreio nas Férias abre inscrições com programação para bebês e crianças de até 14 anos

As inscrições podem ser realizadas em qualquer unidade da Rede Municipal de Ensino da capital paulista, divulga a Secretaria Municipal de Educação (SME). As férias mais divertidas da cidade estão chegando. Já estão abertas as inscrições para a 47ª edição...

Governo anuncia 1,2 milhão de vagas em cursos de Inteligência Artificial

A Jornada da TecnologIA oferece cursos à distância conectando capacitação tecnológica e oportunidades de emprego em todo Estado de São Paulo. O Governo de São Paulo, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE), está com inscrições abertas até...

Rede Municipal festeja 90 anos da Educação Infantil

Evento no Theatro São Pedro encerra as comemorações e valoriza a trajetória da Educação Infantil paulistana. O encerramento das comemorações dos “90 anos da Educação Infantil Paulistana” aconteceu na sexta-feira (7) no Theatro São Pedro, no bairro Barra...

Enem 2025: redação e expectativas sobre o tema, leia o que diz especialista

O avanço do extremismo, desafios ambientais e humanização da IA podem ser os possíveis temas da redação do Enem 2025. Especialista em Língua Portuguesa aposta em temas atuais de relevância sociopolítica e cultural na redação do vestibular e passa algumas...

Alunos do Prontos Pro Mundo se encontram com astronautas no Palácio dos Bandeirantes

Oportunidade inédita para estudantes intercambistas da rede estadual contou com recepção do governador Tarcísio de Freitas e entrega de honraria estadual a 62 exploradores espaciais. O Governo de São Paulo promoveu, nesta sexta-feira (7), um encontro...

São Paulo Escola de Dança abre inscrições para cursos profissionalizantes

Os Cursos Regulares, que permitem o requerimento do DRT em dança, estão disponíveis em quatro modalidades para se especializar e têm duração de dois anos. A São Paulo Escola de Dança, vinculada à Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do...

SME – Engajamento de estudantes e gestores é essencial para o sucesso do Saeb

Conforme nota da Secretaria Municipal de Ensino (SME), divulgada na sexta-feira (24), a participação na avaliação ajuda a revelar o que os alunos já aprenderam e o que precisa ser aprimorado, contribuindo para o avanço da aprendizagem de todos. Entre os...