Saul Galvão
Este rosbife malpassado com um molho de vinho branco e ervas aromáticas é prático e relativamente fácil de ser feito. Um prato gostoso, bonito, que quase sempre causa uma boa impressão e que pode ser uma boa opção para o almoço de domingo. Quem não quiser ter muito trabalho pode escolher e comprar um rosbife já pronto para a panela num bom açougue. O contrafilé é o corte mais indicado, mas o prato pode também ser feito com filé mignon.
Ingredientes
1 1/2 quilograma de contra-filé sem muita gordura
12 grãos de pimenta-do-reino verde (ou preta)
2 colheres de sopa de mostarda de Dijon
2 colheres de sopa de sálvia seca
2 colheres de chá de tomilho seco
1 folha de louro
2 colheres de sopa de óleo de oliva
1 colher de sopa de manteiga
1 1/2 xícara de chá de vinho branco seco
Sal
Utensílios
Uma faca, uma tábua de cozinha, uma frigideira grande e pesada, uma vasilha grande, um martelo de carne, papel-alumínio, um garfo de cozinha, uma escumadeira, colher de pau, um refratário, pratos e recipientes para dispor os ingredientes.
Modo de fazer
Limpe bem o contrafilé, retirando a gordura e as eventuais cartilagens. Salgue e reserve.
Coloque numa vasilha os grãos de pimenta e amasse-os ligeiramente com o martelo de carne. Junte a mostarda, a sálvia, o tomilho e a folha de louro. Trabalhe com uma colher de pau para misturar bem e amassar as folhas das ervas aromáticas.
Esfregue vigorosamente essa mistura na carne e deixe descansar durante meia hora.
Esquente uma frigideira grande e de fundo espesso. Fogo realmente forte. Quando a frigideira estiver bem quente, coloque o óleo de milho, a manteiga e refogue o rosbife durante uns 5 minutos. Vá virando para dourar de todos os lados.
Transfira o rosbife para uma assadeira. Coloque meia xícara de vinho branco na frigideira e raspe bem o fundo. Espalhe esse caldo sobre o rosbife e leve ao forno durante 10 minutos.
Vire a carne, regue com o suco que ela soltar na assadeira e asse durante mais 10 minutos. Esse tempo de forno é suficiente para conseguir um rosbife realmente malpassado.
Quem gostar de carne mais passada pode deixar um pouco mais no forno.
Aproveite o forno para esquentar um prato grande ou um refratário.
Retire a assadeira do forno, verifique o ponto do rosbife, transfira para o prato quente, cubra com papel-alumínio e deixe descansar durante uns 5 minutos.
Enquanto isso, prepare o molho. Coloque a xícara de chá de vinho branco que restou na assadeira e raspe o fundo. Coe esse caldo, transfira para uma panela pequena e reduza durante alguns poucos minutos. Verifique o tempero e salgue se achar necessário.
Corte o rosbife em fatias de mais ou menos 1 centímetro, coloque-as numa travessa, espalhe o molho por cima e sirva.
Sugestões de vinhos
Tintos. As especiarias evocam vinhos do Sul, como o Bandol, Provence e Châteauneuf-du-Pape, Shiraz australiano, Ciró, um Nebbiolo d’Alba e Alentejo são outras opções.
Fonte: “A cozinha e seus vinhos – Receitas rápidas com muita classe”, Saul Galvão, Editora Senac – SP, 1999 (415 páginas).