Sesc Carmo, onde o programa teve início, celebra a data com exposição e oficinas culinárias gratuitas. A exposição apresenta ensaio fotográfico inédito de Luisa Macedo sobre a logística do programa, em seu papel de conectar doadores e instituições que combatem a fome em São Paulo
Em 2024, a maior rede privada de bancos de alimentos da América Latina, Sesc Mesa Brasil, completa 30 anos de atuação no combate à fome e ao desperdício de alimentos. O programa resgata alimentos em parceiros doadores e os entrega a instituições sociais que atendem pessoas em situação de vulnerabilidade social. Para celebrar os resultados obtidos em três décadas, o Sesc São Paulo vem promovendo uma série de ações para promover a reflexão sobre esses temas.
Saiba mais sobre o programa Sesc Mesa Brasil
Desde o dia 4 de novembro, o Sesc Carmo (Rua do Carmo, 147 – 1º andar – Sé – Centro de São Paulo) – local em que o programa iniciou em 1994 – recebe a Exposição Sesc Mesa Brasil, 30 anos com entrada gratuita. A visitação vai até o dia 13 de dezembro, de segunda a sexta (exceto feriados) das 10h às 19h.
Em um espaço adaptado para receber oficinas culinárias, conversas e palestras, haverá a exibição de ensaio fotográfico inédito da artista e pesquisadora da alimentação Luisa Macedo, concebido ao longo de duas semanas no acompanhamento das atividades e cotidiano do Sesc Mesa Brasil e de seus protagonistas.
O público poderá participar de diversas atividades, antes restritas às instituições atendidas e doadores. Oficinas, palestras e conversas abordarão temas como a alimentação saudável, boas práticas no preparo e armazenamento de alimentos, e técnicas de aproveitamento integral. Confira a programação:
Histórico
Em 1994, o Sesc São Paulo deu início às pesquisas que levariam à criação de seu próprio programa de combate à fome, o Mesa São Paulo. No mesmo ano, é instalada a Cozinha Central do Mesa São Paulo no Sesc Carmo. A unidade na região central da capital paulista enviava refeições preparadas para as instituições beneficiadas. No ano anterior, uma das iniciativas que lançou luz sobre a causa foi a campanha da Ação da Cidadania Contra a Fome, a Miséria e pela Vida, do sociólogo Herbert de Souza, o Betinho.
Desde 2003 presente em todo o país, o programa conta com reconhecimento nacional e internacional, como do programa Fome Zero e The Global Food Banking Network (GFN). Em 2015, criou o CECAM – Centro de Captação e Armazenagem Mesa Brasil, em São Paulo, espaço destinado a captar, armazenar e distribuir grandes volumes de alimentos.
Destaque – Imagem: Sesc Mesa Brasil / Divulgação / +aloart
Publicação:
Sábado| 9 de novembro, 2024