Tudo começou com o Chevrolet Opala cupê em 1979. Em 1994 chegou o Ômega, e a partir do ano 2005 outras marcas se integraram aos 26 anos de história da Chevrolet. O chassi que agora foi substituído estreou em 2009. A estreia dos novos modelos da maior categoria do automobilismo brasileiro ocorreu no início de maio no Autódromo de Interlagos, mas o projeto começou em 2022 e venceu grandes desafios até ganhar as pistas.
A apresentação do novo modelo, batizado de Audace SNG01, foi testemunhada pelo público durante a sexta etapa da Stock Car Pro Series, no Autódromo Internacional de Goiânia Ayrton Senna, nos dias 27 e 28 de julho do ano passado. O carro-madrinha da principal categoria do automobilismo brasileiro foi o Chevrolet Tracker Stock Car, que sucede o Cruze, anunciando a grande novidade para 2025, ano em que os SUVs passam a substituir os sedãs, após 45 anos de história.

Primeiro modelo da nova geração de SUVs apresentado ao público em Goiânia. Crédito: Victor Eleutério/Stock Car Pro Series
Estreia em Interlagos
A abertura da temporada 2025 da Stock Car aconteceu nos dias 2, 3 e 4 de maio, com a estreia oficial do novo carro da categoria, consolidando um trabalho técnico e institucional que envolveu diferentes frentes do esporte, incluindo equipes, dirigentes, promotores e pilotos.
Apesar dos desafios enfrentados durante o desenvolvimento do projeto, o evento de estreia foi considerado um sucesso pela Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA). Nenhum carro abandonou a prova por falha mecânica, e a corrida transcorreu de forma segura e competitiva. O resultado foi celebrado como uma vitória coletiva de todo o ecossistema do esporte.
Cooperação e estrutura
Conforme nota da CBA, a realização da primeira etapa só foi possível graças à colaboração da entidade, liderada por Giovanni Guerra, e dos empresários responsáveis pela estrutura do campeonato. Entre eles, Lincoln Oliveira, presidente do Grupo Veloci, que reúne a Vicar Promoções Desportivas, a Stock Auto Service e a Audace Tech — empresa responsável pela produção dos novos veículos.
A preparação da temporada mobilizou equipes técnicas, mecânicos, engenheiros, comissários, equipes de resgate e profissionais de imprensa, além dos próprios pilotos. Antes da estreia, Giovanni visitou a fábrica da Audace Tech, em Cotia (SP), onde são produzidos os novos carros da Stock Car.
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Inovações
A estrutura industrial impressiona pelo uso de tecnologias avançadas e por um sistema de controle de qualidade rigoroso. Cada peça dos carros possui um QR Code individual, que garante rastreabilidade e padronização inéditas no automobilismo nacional.
Durante a visita, Giovanni acompanhou a montagem de oito veículos da nova frota de 32 carros. “É de fato uma virada no automobilismo do Brasil. Sem dúvida, o país está atingindo um nível de excelência igualado aos maiores centros mundiais do nosso esporte”, declarou o presidente da CBA.
Nova geração
Conforme nota da Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA), a nova geração da Stock Car representa um passo importante rumo à modernização do esporte no Brasil. Com foco em inovação, segurança, tecnologia e sustentabilidade, o projeto sinaliza uma reestruturação sólida da principal categoria do país.
“Estamos aqui para isso. Para fazer essa mudança. Para fazer esse novo automobilismo”, afirmou o presidente da CBA. A Stock Car 2025 começa sua trajetória demonstrando que o automobilismo brasileiro está preparado para um novo ciclo, alinhado com os padrões mais exigentes do cenário internacional.
Destaque – Imagem: aloart / G I