Os moradores dos bairros Tatuapé, Parque São Jorge e Jardim Anália Franco desfrutam de infraestrutura privilegiada e agora também se organizam para colaborar com a segurança.
Intensamente visados pela criminalidade que busca formas de agir contra as leis, os moradores dessas localidades estão substituindo as arcaicas sirenes – sistema utilizado pelos barulhentos vigias noturnos e suas motos – que na verdade mais alertam os bandidos do que os impede de praticar crimes, por modernos sistemas de câmeras e aderindo ao Programa Vigilância Solidária da Polícia Militar (saiba mais sobre o crescimento das adesões nesses e em outros bairros adjacentes).
Serviços interagem com vizinhança e segurança pública
Essa atitude está efetivamente garantindo mais segurança, como por exemplo com o uso de totens com vigia eletrônica conectados à sistema de Inteligência Artificial (IA), que segundo a RS Serviços se espalham pelos bairros e contribuem para a segurança pública. Cada vez mais, é possível observar nas fachadas internas e externas das casas – que antes pagavam cotas a vigias noturnos sem nenhuma garantia de proteção – instalando câmeras, alarmes monitorados e participando do PVS, como mostram as faixas vistas em várias ruas do Tatuapé e bairros vizinhos.
A segurança urbana vem se fortalecendo com o apoio de um serviço presente em condomínios residenciais e comerciais, e que cresce rapidamente: a instalação de postes com câmeras de alta performance que ajudam a monitorar o movimento ao redor dos empreendimentos e possíveis situações que indiquem algum risco ou perigo. Esses condomínios, por sua vez, interagem com os demais moradores vizinhos, auxiliando na colação de faixas e se necessário oferecendo às autoridades as filmagens.
Tecnologia e profissionalismo na segurança
Uma das principais empresas do setor de segurança patrimonial e facilities management, a RS Serviços conta com aproximadamente 300 totens e 1.000 câmeras conectadas a um sistema que utiliza Inteligência Artificial para analisar as informações e emitir alertas quando necessário. Esses equipamentos estão instalados nos principais bairros de São Paulo e outras regiões, como litoral norte, Alto Tietê, interior paulista e Estados como o Rio de Janeiro e Belo Horizonte.
“A tecnologia caminha lado a lado com o trabalho de equipes treinadas e qualificadas, para garantir um serviço de segurança eficaz”, ressalta Renan Domingos, superintendente de Tecnologia da RS Serviços. “A preocupação com a segurança dos empreendimentos, principalmente os de alto padrão, tem levado cada vez mais condomínios, tanto residenciais quanto comerciais, a optarem pelo serviço do RS Vigia, que representa um importante complemento ao monitoramento do perímetro dos empreendimentos e contribui com a própria segurança pública”, conta.
Residencial e empresarial
O sistema da RS combina diversas ferramentas digitais, como tecnologia de reconhecimento facial, câmeras de monitoramento, recursos de IA (Inteligência Artificial) e machine learning, para analisar e gerar alertas em tempo real sobre a segurança nos empreendimentos – tanto internamente quanto por meio desses totens externos – de forma mais eficaz do que os modelos baseados apenas no uso de câmeras e monitoramento humano. Por meio dos totens, por exemplo, é possível identificar se há movimentação ou aglomeração atípica no entorno dos edifícios.
“Há uma preocupação em todos os segmentos, do residencial ao empresarial, em buscar soluções de segurança integradas e eficazes, respaldadas no uso de tecnologias inovadoras, que permitam agir de forma preventiva, identificando riscos antes mesmo que eles ocorram”, observa Renato Alves, CEO da RS Serviços.
Destaque – Imagem: aloart
Publicação:
Domingo | 7 de julho, 2024