Com 320 milhões de acessos, fevereiro foi o 2º melhor mês da história do setor de importados. O crescimento foi puxado principalmente pela chinesa Temu, em destaque pelo segundo mês consecutivo.


Fevereiro se mostrou um mês desafiador para os e-commerces brasileiros, principalmente na comparação com o mês anterior. Enquanto janeiro apresentou recordes históricos para diversos setores, em fevereiro, nenhum dos 18 setores apresentou crescimento. Os dados foram divulgados no dia 27 pela Conversion.

Importados: setor cresceu em janeiro e fevereiro

Por outro lado, setores como Importados, apresentaram o 2º melhor mês da sua história, perdendo apenas para janeiro deste ano. O resultado se deve principalmente pelo crescimento contínuo da Temu – única empresa que apresentou crescimento entre as 5 maiores do setor.

Temu já superou Shein, AliExpress e Samsung

A empresa chinesa teve mais de 151 milhões de acessos em fevereiro, marcando o melhor mês da marca até então. Foram aproximadamente 77 milhões de acessos a mais do que o AliExpress, segundo lugar no ranking dos importados.

No top 10 dos maiores e-commerces do Brasil, a Temu já superou quase todas as concorrentes asiáticas, ficando atrás apenas da Shopee, que ocupa o 2º lugar no ranking. Isso tudo tendo chegado ao Brasil em maio de 2024.

Setor de Cosméticos se mantém estável, com Natura e Eudora apresentando crescimento

Cosméticos foi o setor com a menor retração – 0,1% em comparação com janeiro. Por outro lado, duas empresas apresentaram crescimentos mensais consideráveis: a Eudora cresceu 53,4% nos acessos mensais em fevereiro, alcançando a 4ª posição no ranking do setor.

Enquanto isso, a Natura se tornou a líder do setor, com um crescimento de 42,6% em fevereiro. Isso, combinado a uma queda do Boticário – agora 2º no ranking –, colocou a Natura na liderança. A Beleza na Web fecha o pódio do setor.

Depois de 5 meses consecutivos de crescimento, Turismo apresenta queda em fevereiro

O setor de turismo foi um dos grandes destaques de 2024 e do primeiro mês de 2025 – quando alcançou o melhor resultado da sua história. Porém, fevereiro registrou uma queda de 24,2% no setor.

Por outro lado, essa queda já era antecipada, uma vez que janeiro costuma ser o melhor mês do ano para o setor – sendo o mês das férias coletivas. Enquanto isso, fevereiro marca a volta às aulas, o que costuma causar uma retração no setor.

Visitas via app têm crescido enquanto visitas via web estão em retração

Os consumidores brasileiros parecem estar preferindo fazer suas compras via app dentro dos principais e-commerces do Brasil. As visitas via aplicativo cresceram 11,37% em relação ao mesmo período do ano passado.

Já as visitas via web tiveram uma retração de 0,55% durante o mesmo período. Outro dado que confirma a tendência é o de que, mesmo em retração, 7 dos 18 setores tiveram um crescimento nos acessos via app Android durante o último mês.

Mais de 78% de todos os acessos a e-commerces no Brasil já são feitos a partir de celulares. Por isso, o avanço dos aplicativos parece ser uma tendência cada vez mais forte, impulsionada principalmente pelas próprias marcas.


Fonte: Conversion


Destaque – Imagem: aloart / GI


Leia outras matérias desta editoria

Busca por cupons é a nova mania do consumidor digital na Black Friday, aponta pesquisa

A cada ano, a Black Friday se consolida como o principal evento do varejo brasileiro, especialmente no ambiente online. Uma pesquisa da Rakuten Advertising chama atenção para a transformação do comportamento do consumidor e aponta que cerca de 98% dos...

Olho Vivo na Black Friday 2025: data pode bater recorde

As expectativas com a data estão abrindo os olhos de todos os segmentos, incluindo o Procon de São Paulo. E-commerce projeta um faturamento na casa dos 11 bilhões. A Fundação Procon de São Paulo lançou uma enquete comportamental para entender hábitos,...

Pix vai alavancar vendas na Black Friday 2025; veja alguns resultados de duas importantes pesquisas

Duas pesquisas apontam o meio de pagamento com aumentos substanciais com referência aos cartões de crédito. Os novos serviços do Pix, assim como o tradicional, estão alçando esse meio de pagamento na web e a modalidade vai ganhando espaço entre os...

Dicas & Notícias do E-commerce

Leia sobre os avanços chineses, mercado de luxo, planejamento estratégico e sobre o comportamento dos clientes digitais. Marcas chinesas de eletroeletrônicos já superam 20% das vendas no Brasil Marcas chinesas de eletroeletrônicos estão conquistando espaço...

Temu ultrapassa Mercado Livre e se torna o maior e-commerce do Brasil em um ano

O anúncio foi feito ontem (19) pela Conversion e consta no levantamento do Relatório dos Setores do e-commerce. Na pesquisa anterior, os três primeiros colocados foram Mercado Livre, Shopee e Temu em terceiro, depois de ser superada pela concorrente...

Shopee ultrapassa Temu e volta a ser o 2º maior e-commerce do Brasil

A batalha pelo topo do e-commerce ou, por enquanto, a segunda colocação entre os melhores, vê nova troca de posições entre os maiores players do setor. O mês de junho de 2025 foi marcado por retrações em quase todos os setores do e-commerce brasileiro....

Case de sucesso e dicas para quem ainda tem dúvidas sobre digitalizar seus negócios

Conheça o case da empresa que aumentou seu tráfego orgânico em 153% com o SEO Programático e uma pesquisa sobre o mercado digital apontando que 30% dos pequenos negócios brasileiros ainda não vendiam por meios digitais. A Lello Imóveis, empresa criada há...