Com 320 milhões de acessos, fevereiro foi o 2º melhor mês da história do setor de importados. O crescimento foi puxado principalmente pela chinesa Temu, em destaque pelo segundo mês consecutivo.
Fevereiro se mostrou um mês desafiador para os e-commerces brasileiros, principalmente na comparação com o mês anterior. Enquanto janeiro apresentou recordes históricos para diversos setores, em fevereiro, nenhum dos 18 setores apresentou crescimento. Os dados foram divulgados no dia 27 pela Conversion.
Importados: setor cresceu em janeiro e fevereiro
Por outro lado, setores como Importados, apresentaram o 2º melhor mês da sua história, perdendo apenas para janeiro deste ano. O resultado se deve principalmente pelo crescimento contínuo da Temu – única empresa que apresentou crescimento entre as 5 maiores do setor.
Temu já superou Shein, AliExpress e Samsung
A empresa chinesa teve mais de 151 milhões de acessos em fevereiro, marcando o melhor mês da marca até então. Foram aproximadamente 77 milhões de acessos a mais do que o AliExpress, segundo lugar no ranking dos importados.
No top 10 dos maiores e-commerces do Brasil, a Temu já superou quase todas as concorrentes asiáticas, ficando atrás apenas da Shopee, que ocupa o 2º lugar no ranking. Isso tudo tendo chegado ao Brasil em maio de 2024.
Setor de Cosméticos se mantém estável, com Natura e Eudora apresentando crescimento
Cosméticos foi o setor com a menor retração – 0,1% em comparação com janeiro. Por outro lado, duas empresas apresentaram crescimentos mensais consideráveis: a Eudora cresceu 53,4% nos acessos mensais em fevereiro, alcançando a 4ª posição no ranking do setor.
Enquanto isso, a Natura se tornou a líder do setor, com um crescimento de 42,6% em fevereiro. Isso, combinado a uma queda do Boticário – agora 2º no ranking –, colocou a Natura na liderança. A Beleza na Web fecha o pódio do setor.
Depois de 5 meses consecutivos de crescimento, Turismo apresenta queda em fevereiro
O setor de turismo foi um dos grandes destaques de 2024 e do primeiro mês de 2025 – quando alcançou o melhor resultado da sua história. Porém, fevereiro registrou uma queda de 24,2% no setor.
Por outro lado, essa queda já era antecipada, uma vez que janeiro costuma ser o melhor mês do ano para o setor – sendo o mês das férias coletivas. Enquanto isso, fevereiro marca a volta às aulas, o que costuma causar uma retração no setor.
Visitas via app têm crescido enquanto visitas via web estão em retração
Os consumidores brasileiros parecem estar preferindo fazer suas compras via app dentro dos principais e-commerces do Brasil. As visitas via aplicativo cresceram 11,37% em relação ao mesmo período do ano passado.
Já as visitas via web tiveram uma retração de 0,55% durante o mesmo período. Outro dado que confirma a tendência é o de que, mesmo em retração, 7 dos 18 setores tiveram um crescimento nos acessos via app Android durante o último mês.
Mais de 78% de todos os acessos a e-commerces no Brasil já são feitos a partir de celulares. Por isso, o avanço dos aplicativos parece ser uma tendência cada vez mais forte, impulsionada principalmente pelas próprias marcas.
Fonte: Conversion
Destaque – Imagem: aloart / GI