Há uma grande preocupação com os impactos da ventania do ciclone extratropical nas áreas litorâneas do Sul e do Sudeste. Rajadas de vento podem superar os 100 km/h.
Por Joselia Pegorim da Climatempo
A formação e o deslocamento de uma frente fria e de um forte ciclone extratropical deixam áreas do Sul, do Sudeste e do Centro-Oeste do Brasil em alerta para ventania e temporais neste sábado, 8 de novembro de 2025.
A Climatempo alerta para o risco de rajadas de vento fortes, muito fortes e extremamente fortes especialmente durante o sábado, 8 de novembro de 2025.
Na madrugada deste sábado, o centro do ciclone extratropical estará posicionado no litoral de Santa Catarina. No decorrer da tarde do sábado, o ciclone se desloca pelo oceano, indo em direção à costa de São Paulo e do Rio de Janeiro. Na madrugada e manhã do domingo, o ciclone se afasta em alto mar, na altura do Rio de Janeiro e do Espírito Santo, enquanto as nuvens carregadas da frente fria continuam provocam chuva em muitas áreas do Sudeste.
Rajadas de vento podem superar 100 km/h
O mapa acima mostra a previsão de rajadas máximas de vento previstas para o dia 8/11/2025. As rajadas intensas podem ocorrer com ou sem temporais associados. Uma grande quantidade de nuvens cumulonimbus se espalha sobre o Sudeste e pelo Centro-Oeste neste sábado e algumas destas nuvens podem provocar rajadas de vento muito intensas, até um pouco acima dos 100 km/h. Algumas nuvens cumulonimbus especiais podem causar tornados, micro e macro explosões, que geram ventania destruidora.
Nas áreas em azul escuro, no extremo sul e litoral de São Paulo, algumas rajadas de vento podem superar os 100 km/h.
As áreas em roxo podem ter rajadas de 81 a 100 km/h e incluem o litoral central e norte do Rio Grande do Sul, a serra gaúcha, a serra e o sul de Santa Catarina, a Grande Florianópolis, o litoral do Paraná, praticamente todo o estado de São Paulo, incluindo a Grande São Paulo, o Sul de Minas, a Zona da Mata Mineira, o Grande Rio, a região serrana fluminense e todo o centro-sul do estado do Rio de Janeiro.
Nas áreas em vermelho, a situação é de alerta para rajadas de vento muito fortes, com até 80 km/h. Elas podem ocorrer no sul e leste do Rio Grande do Sul, incluindo a Grande Port Alegre, no leste/nordeste de Santa Catarina, onde está o vale do Itajaí, e no leste do Paraná, incluindo a Grande Curitiba.
Rajadas de vento com até 80 km/h também podem ocorrer no Triângulo Mineiro, no centro, oeste e leste de Minas Gerais, incluindo a Grande Belo Horizonte, no litoral norte do Rio de Janeiro, no Espírito Santo, no centro-oeste e centro-leste de Goiás, incluindo Goiânia e no centro-leste de Mato Grosso. A grande área amarela pode ter rajadas moderadas a fortes, com até 60 km/h.
Escala de vento Beaufort
A escala internacional de vento conhecida como escala Beaufort foi originalmente criada pelo irlandês Francis Beaufort (1774 – 1857), que foi capitão e hidrógrafo na Marinha Real Britânica. Esta escala associa uma velocidade de vento de acordo com o efeito sobre a superfície do mar e nas velas dos veleiros usados na navegação marítima na sua época. Posteriormente foi feita uma correspondência da escala Beaufort para a superfície terrestre. Veja como é a estimativa da velocidade do vento através dos danos causados em superfície e do estado do mar.

A escala internacional de vento Beaufort ajuda a qualificar o nível de danos com a velocidade dos ventos (Fonte: Climatempo)
Destaque – Imagem: aloart / G. I.




