Sexta-feira | 16 de junho, 2023
Tendo início entre novembro e dezembro de 2022, a reforma do equipamento ainda está em andamento e incomoda. O alerta foi feito por morador local que está cansado de esperar pelo final das obras, o que deve acontecer em agosto, de acordo com a previsão da Prefeitura.
A recuperação de 22 pontes e viadutos e o anúncio de mais 83 locais que estavam em fase de elaboração de material técnico para licitação, teve início em agosto de 2022. A Prefeitura de São Paulo previa um orçamento de R$ 300 milhões que seriam gastos nessas obras, dentre elas o Viaduto Azevedo, oficialmente Viaduto Carlos Ferraci.
Demora nas obras
“Muito demorado, ontem (13/06) passei lá a pé às 14h30 e havia apenas três funcionários pintando a proteção da calçada”, assinalou o leitor em um comentário enviado ao portal @alotatuape, recebido na última quarta-feira (14). “Reforma duvidosa (usaram isopor para os encaixes da via), demorada e causa transtornos aos moradores e a quem transita pelo viaduto e região”, conclui e observa que em “10 meses dá para construir um viaduto”.
Trânsito
As reclamações dos motoristas são dirigidas principalmente ao trânsito, o que era previsto no Programa de Recuperação e Manutenção de Pontes e Viadutos da cidade de São Paulo, divulgado no ano passado. Em resumo, o Tatuapé cresceu em torno do Rio Tietê e do Córrego Tatuapé. Ao longo do tempo foi separado pela ferrovia e posteriormente pela Radial Leste. No entanto, há somente duas pontes que ligam o bairro.
PPP para construção de uma nova ponte
Os viadutos Carlos Ferraci e Engº Alberto Badra são as únicas ligações possíveis entre a parte baixa e os altos do Tatuapé. Talvez seja o momento de propor às construtoras que lançam empreendimentos a participação em Parcerias Público Privadas (PPPs), com o intuito de auxiliarem na construção de uma nova ponte de interligação, devido o aumento exponencial dos condomínios e o impacto ambiental que provocam, inclusive aos futuros moradores.
Nota da SPObras
A Prefeitura de São Paulo, por meio da SPObras, informa que está executando o maior Programa de Recuperação de Pontes e Viadutos da história da cidade para garantir a segurança da população e a qualidade da infraestrutura viária.
As obras de recuperação estrutural do viaduto Carlos Ferraci estão em andamento e dentro do cronograma contratual. Esclarece, ainda, que o isopor mencionado pelo leitor é utilizado como fôrma para o grauteamento da junta de dilatação do viaduto e, posteriormente, é retirado para instalação do perfil elastomérico. As obras estão previstas para serem totalmente concluídas até agosto de 2023.
Destaque – Obras no Viaduto Carlos Ferraci, em 16 junho de 2023. Foto: aloimage