A Prefeitura de São Paulo vem realizando alguns serviços de recapeamento nas vias da cidade, incluindo o bairro Tatuapé e seus subdistritos, como a Vila Gomes Cardim.
Considerada um bairro nobre, encontra-se em uma região plana tendo seu limite, em parte, com a Radial Leste. Por outro lado, limita-se com a Rua Cantagalo e imediações. A Vila Gomes Cardim forma um grande ‘tabuleiro de xadrez’ com diversas ruas entrecruzando-se; local de ‘muitas águas’ em seu caminho para encontrar-se com o Tietê, que provêm dos ‘altos do Tatuapé’. Essa descrição poderia se encaixar na distância das décadas. Todavia, na atualidade, para que o fluxo de automóveis aconteça, foram necessárias as elaborações de valetas nesses cruzamentos. É esse o tema que desejamos abordar.
Valetas
As valetas criadas para que o fluxo pluvial aconteça têm sido melhoradas e frequentemente remodeladas, refeitas. Uma das mais famosas por seu desnível fica entre o final da Rua Monte Serrat e a Rua Aguapeí que finalmente foi corrigida na medida do possível, dada a inclinação do terreno. Outras valetas que ainda não mereceram a devida atenção atrasam o imenso fluxo de veículos que existe no bairro Tatuapé, Vila Gomes e Jardim Anália Franco. Outra valeta famosa, e que foi melhorada – a profundidade ainda merece atenção redobrada dos motoristas – é a que fica entre a Rua Antônio de Barros e Rua Cantagalo. Neste local já foram gastos tempo e dinheiro, com projetos que nã o resolveram e mesmo depois da melhoria, realizada há poucos meses, está novamente com infiltrações.
Rua Padre Estevão Pernet
Por fim, chegamos ao local principal desta abordagem sobre as valetas que impedem o fluxo do trânsito e danificam os veículos. Mesmo sem a característica de tráfego intenso, o trecho que compreende a Rua Padre Estevão Pernet, entre as ruas Francisco Marengo e Monte Serrat, possui duas valetas totalmente desproporcionais. Em contato com a Subprefeitura Mooca, o órgão nos informou ser esta uma responsabilidade da Secretaria Municipal das Subprefeituras (SMSUB) e o encaminhou. Em resposta a Secretaria solicitou imagens para avaliação. “Para uma melhor apuração da demanda, vamos precisar de fotos dos locais com as patologias mencionadas. Aguardamos retorno para seguirmos com a apuração.”
Imagens do local
Respeitosamente atendendo ao pedido do órgão municipal, estivemos no local novamente para fazermos as imagens que podem ser vistas a seguir e serão enviadas à SMSUB.
Destaque – Rua Padre Estevão Pernet: trecho entre as ruas Francisco Marengo e Monte Serrat. Foto: aloimage
Publicação:
Segunda-feira | 1º de janeiro, 2024