Com mais de mil apresentações artísticas em todas as regiões da cidade, megaevento será realizado nos dias 24 e 25 de maio em 21 palcos e em centenas de espaços da capital; público infantil também poderá se divertir na Viradinha Cultural.
Com o tema “20 anos em 24 horas”, a Virada 2025 será a maior da história, com mais de 1.000 apresentações artísticas em centenas de espaços públicos e privados em todas as regiões da cidade, nos dias 24 e 25 de maio, totalmente acessível, inclusive deverá contar com serviços de libras, audiodescrição e banheiros acessíveis. O anúncio foi feito pelo prefeito Ricardo Nunes, que destacou ser este um dos maiores encontros culturais gratuitos do Hemisfério Sul.
O grande destaque neste ano, de acordo com o prefeito, é a diversidade do evento, pensada em detalhes para atender a todos os gostos e todas as regiões, e realizada de forma democrática e para todos. “A Virada Cultural vem crescendo a cada ano e demonstrando algo que a cidade tem valorizado muito, que é a sua diversidade em todos os sentidos: atender a todos os gostos e gêneros culturais, e ser democratizada na periferia”, disse. “Até pouco tempo atrás, ter os artistas que teremos no M’Boi Mirim era algo surreal. Teremos Léo Santana em São Miguel Paulista e isso é fantástico”, afirmou.
Expectativas econômicas
Com expectativa de reunir mais de 4,7 milhões de pessoas, o evento ocupará ruas, praças, centros culturais, casas de cultura, bibliotecas, teatros e 21 grandes palcos distribuídos por todas as regiões da capital.
A programação contempla música, teatro, literatura, circo, dança, humor e cultura popular. Com essa estrutura, a Virada deve injetar R$ 300 milhões na economia paulistana, fortalecendo o setor cultural e movimentando serviços, turismo, gastronomia e comércio.
A programação musical é um espetáculo à parte. Entre os nomes confirmados nos palcos distribuídos pela cidade estão artistas de diferentes gêneros e gerações, como Iza, Alceu Valença, João Gomes, Péricles, Luísa Sonza, Michel Teló, Léo Santana, Mart’nália, Diogo Nogueira, Sepultura, Xamã, Vanessa da Mata, Barões da Pisadinha, MC Hariel, Duda Beat, Negra Li, Veigh, Don L, BK’, Rashid, João Neto & Frederico, Pixote, Turma do Pagode, Fresno.
Viradinha Cultural 2025
Patati & Patatá, Queen Live Kids, Pequeno Cidadão, O Show da Luna e Mundo Bita são algumas das atrações da Viradinha Cultural 2025. A programação inclui sessões de cinema, apresentações infantis e espetáculos circenses para garantir a diversão da criançada.
A dupla de palhaços Patati & Patatá se apresenta no dia 25 de maio, às 10h30, no Palco M’Boi Mirim. Já no Palco Butantã, dia 25, às 10h30, o “Queen Live Kids” leva os sucessos musicais da banda de rock britânica. Na Parada Inglesa, dia 25, às 10h30, a banda “Pequeno Cidadão” canta seus hits psicodélicos; e “O Show da Luna” fecha os destaques dos palcos, às 10h30 de domingo (25) no Palco Itaquera, com um show imersivo baseado na série animada brasileira, sobre uma menina de 6 anos apaixonada por ciências.
Acesse toda a programação
O Centro Cultural Marieta fará duas sessões de cinema infantil, no “Cineclube Marietinha”. Localizado na Rua Rocha, 274, os filmes são exibidos no sábado (24) às 16h e domingo (25) às 10h30. No CEU São Pedro, na Rua Professora Lucila Cerqueira, haverá duas animações de sucesso no domingo (25). Às 12h, acontece a sessão do “Monstros S.A.”, e às 14h, “Um Filme Minecraft”, recém-lançado, entra na lista de sessões disponíveis para toda a família.
Circo, teatro, performances infantis e músicas, voltadas ao público infantil também fazem parte da programação da Viradinha Cultural 2025. Veja toda a programação no site da Virada 2025.
Destaque – Foto: Prefeitura SP / SECOM