De acordo com o levantamento da Conversion, divulgado em fevereiro, 5 dos 10 maiores e-commerces no país são asiáticos. Shopee, Temu, Samsung, Shein e AliExpress dominam metade do top 10 dos e-commerces mais acessados pelos brasileiros.


No mês de janeiro, os 5 maiores e-commerces asiáticos no Brasil receberam mais de meio bilhão de acessos brasileiros. Esse dado – apoiado pelo crescimento de 68% em acessos do setor de importados em comparação com janeiro de 2024 – mostra uma tendência que observamos no último ano e segue para 2025: o domínio cada vez maior dos e-commerces asiáticos dentro do mercado brasileiro.

Somadas, Shopee, Temu, Samsung, Shein e AliExpress chegaram a impressionantes 639 milhões de acessos no mês de janeiro. Entre elas, a chinesa Temu é a grande protagonista quando o assunto é crescimento. A empresa cresceu 38,5% em janeiro – com um aumento de 39,7 milhões de visitas em relação a dezembro de 2024.

Importados crescem 68% em um ano

Além de ser o grande destaque no top 10 geral, a Temu alavancou o setor de importados como um todo. O setor, que cresceu 15% no último mês, contou com 92% de participação da gigante chinesa para esse crescimento.

Os importados foram um dos setores que mais cresceram na comparação com janeiro de 2024 – saindo dos 197 milhões de acessos mensais para 331 milhões. Um crescimento de 68% em um ano.

Temu foi a asiática que mais cresceu

E assim como na comparação mensal, o crescimento anual do setor foi muito impulsionado pela Temu, o player que mais cresceu dentro da categoria. No comparativo anual, a gigante do e-commerce chinês cresceu 11 mil por cento – de 1,1 milhão de acessos para 142,9 milhões de acessos mensais em janeiro de 2025.

Educação, Livros & Papelaria foi o setor que mais cresceu em janeiro

Com a volta às aulas, o setor de Educação, Livros & Papelaria cresceu 30,3% no mês de janeiro. Essa costuma ser a melhor época do ano para o setor, que agora tem um novo líder. O Gran Cursos Online subiu uma posição no top 10 e chegou ao 1º lugar – além de ser o principal responsável pelo crescimento do setor no mês nominalmente.

Os setores de Presentes & Flores e Pet também tiveram um ótimo janeiro, alcançando o melhor desempenho dos últimos 13 meses. A Gocase foi uma das principais responsáveis pelo crescimento dos Presentes & Flores, com 1,9 milhão de acessos a mais do que em dezembro – registrando um crescimento mensal de 49%.

Turismo cresce pelo 5º mês consecutivo

Mantendo a tendência de alta e aproveitando o período de férias, o setor de turismo apresentou o seu quinto mês seguido de crescimento. Foram 28 milhões de acessos a mais na comparação com dezembro de 2024. Isso representa um crescimento percentual de 11,7%.

O grande destaque do setor segue sendo o Airbnb – alcançando o maior crescimento mensal e anual da categoria, subindo 21,6% e 34,5%, respectivamente.

Eletrônicos e Eletrodomésticos triplicaram seus acessos via app no último ano

O crescimento dos acessos via app no setor foi de 103,6%, sendo o maior crescimento entre qualquer categoria. A Samsung – com cerca de 12,7 milhões de acessos – representa 76,4% do tráfego total de aplicativos no setor.

76,7% dos brasileiros acessam e-commerces via celular

55,3% dos acessos a e-commerces em janeiro foram feitos via mobile, enquanto 21,4% foram acessados via app – somados, os dois tipos de acesso, feitos via celulares, chegam aos 76,7%. Os outros 23,3% são acessos via desktop.

Estes dados demonstram que o brasileiro prefere fazer suas compras via celular, o que reforça a necessidade de sites cada vez mais otimizados para a experiência mobile.


Fonte: Conversion | Relatório Setores do E-Commerce | Fevereiro / 2025


Destaque – Imagem: aloart / GI


Leia outras matérias desta editoria

2026 vai ser cruel com quem insiste em trabalhar muito e pensar pouco

Se você sente que está trabalhando mais do que nunca e, mesmo assim, o resultado não acompanha… isso não é impressão. É o mercado mudando. Quem afirma é Wesley Dias – Fundador da Clique Web Marketing para o E-commerce Brasil. Segundo ele, há muito...

Inflação e renda provocam queda nas vendas de material escolar em 2026

O mercado da volta às aulas de 2026 está com um ambiente mais restritivo, pressionado pela queda no volume vendido, inflação persistente e maior sensibilidade à renda das famílias. Os dados são de uma pesquisa do Instituto Brasileiro de Executivos de...

Pequenas e médias empresas ampliam protagonismo no e-commerce em 2025

As pequenas e médias empresas (PMEs) brilharam no e-commerce brasileiro em 2025, indo além do crescimento em volume e passando a operar com maior valor por pedido, novos formatos logísticos e presença regional mais ampla. Os dados fazem parte do novo...

Tráfego de IA aponta para domínio do ChatGPT, mostra análise

ChatGPT domina 84% do tráfego de IA e setores YMYL dominam crescimento de tráfego via inteligência artificial. A Previsible analisou 1,96 milhões de sessões em plataformas de IA entre novembro de 2024 e novembro de 2025. O estudo revela que o ChatGPT...

O que esperar de 2026 e como organizar suas estratégias de SEO?

2026 será um ano desafiador para os times de marketing. É um ano que une dois eventos que capturam a atenção do consumidor brasileiro — Copa do Mundo e eleições gerais. Com isso, o custo de mídia irá subir para níveis recordes e o CAC, que subiu 20% em...

Busca por cupons é a nova mania do consumidor digital na Black Friday, aponta pesquisa

A cada ano, a Black Friday se consolida como o principal evento do varejo brasileiro, especialmente no ambiente online. Uma pesquisa da Rakuten Advertising chama atenção para a transformação do comportamento do consumidor e aponta que cerca de 98% dos...

Olho Vivo na Black Friday 2025: data pode bater recorde

As expectativas com a data estão abrindo os olhos de todos os segmentos, incluindo o Procon de São Paulo. E-commerce projeta um faturamento na casa dos 11 bilhões. A Fundação Procon de São Paulo lançou uma enquete comportamental para entender hábitos,...