Foram inaugurados, o Memorial da Mineração, Metalurgia e Materiais e a Exposição Memórias de Ferro – A Fábrica Ipanema. São peças antigas, obras de arte, recursos interativos, vídeos e uma cabine de realidade virtual.
A Casa de Metal Espaço Cultural é um ponto de encontro entre a indústria e a sociedade, ao apresentar um acervo artístico de metais, minerais e obras de arte, com sustentabilidade e inovação, sempre com recursos de acessibilidade nos ambientes.
As duas mostras encontram-se em um espaço remodelado com áreas específicas, tais como: sala de projeção, cabine de vídeo de realidade virtual e área para exposições.
Memorial da Mineração, Metalurgia e Materiais
O Memorial da Mineração, Metalurgia e Materiais integra o projeto da Casa de Metal, com a missão de fomentar, preservar e difundir conhecimentos ligados ao universo dos metais. E também incentivar o diálogo entre indústria, arte, cultura, ciência e a história da mineração, da metalurgia e dos materiais. Em destaque, uma caneca de batismo de prata datada de 1900, um capacete do século passado e um apanhador de cinzas e migalhas usados entre 1900 e 1940. Nessa área, há artefatos que podem ser manuseados para que se tenha contato com diversos tipos de metais.
O acervo artístico da Casa de Metal Espaço Cultural faz parte do Memorial com 14 peças de artistas brasileiros e estrangeiros que usaram algum tipo de metal nas suas criações.
Realidade virtual
Para quem prefere interagir com telas digitais, o destaque é um quiz (jogo) no qual há o desafio de acertar os tipos de metais que se encontram em uma casa. Por exemplo, no jogo, uma pergunta que aparece é: na cozinha, qual é o tipo de metal da geladeira? E surgem as opções para escolha da resposta.
Há também uma cabine com óculos de realidade virtual (RV) com o vídeo “A Incrível Jornada do Aço”. É uma imersão de imagens 360 graus que leva o público por cenas do processo de produção do aço, com tecnologias e projetos socioambientais, características das empresas brasileiras.
Exposição Memórias de Ferro – A Fábrica Ipanema
No mesmo piso do Memorial acontece a exposição “Memórias de Ferro – A Fábrica Ipanema”, que apresenta um dos marcos do início da produção industrial de ferro no Brasil. A curadoria é de Marianne Arnoni.
A mostra reúne peças fundidas na antiga Fábrica de Ferro Ipanema, que funcionou de 1810 a 1926, hoje reconhecida como patrimônio histórico e ambiental pelo IPHAN.
A exposição oferece uma experiência sobre a origem da metalurgia industrial no país. São 26 peças expostas entre minério de ferro, peças fabricadas no local e fragmentos de cerâmica de povos originários do século XV. Dentre os destaques estão o vídeo documentário “Memórias de Ferro”, placa comemorativa de 1845 com o brasão da República que simboliza a restauração da Fábrica de Ferro de Ipanema em 1917, e o antigo marco da divisa da Floresta Nacional de Ipanema – item que demarcava a área da antiga Fábrica de Ferro de Ipanema pelo Serviço Topográfico do Exército.
Curiosidade
A exposição também apresenta achados arqueológicos encontrados na região, datados de períodos anteriores à chegada dos portugueses ao Brasil. Há peças de cerâmica e fragmentos de barro produzidos por povos originários Tupiniquins, com análises de datas entre 1411 a 1561 e do período de 1686 a 1766.
Nesse conjunto, a exposição forma um retrato de vários séculos de história do Brasil.
Serviço
Casa de Metal Espaço Cultural
Rua Antonio Comparato, 218 – Campo Belo – São Paulo – SP
Horário de visitação: de terça-feira a sábado, das 9h às 12h e das 14h às 18h. Há programação especial para escolas públicas, inclusive em fins de semana. Confira em www.casademetalcultural.com.br
Contato para agendamento de grupos e mais informações: WhatsApp 11 91313-6125
Destaque – Imagem: Casa de Metal / Divulgação