Sexta-feira | 13 de janeiro, 2023

Dados dos clientes podem fazer a diferença nos negócios. Esta já não é mais uma hipótese, a compilação de dados pode ser o grande diferencial entre o sucesso e a mesmice.


Em última análise, os consumidores exigem experiências cada vez mais personalizadas durante sua jornada de compra, seja em lojas físicas ou no e-commerce. Para adotar estratégias de vendas que façam sentido é importante obter o máximo conhecimento dos perfis dos clientes e perceber seus gatilhos.

Como isso funciona?

“A principal forma de garantir isso é através da identificação do consumidor na hora da compra na loja física. No entanto, a preocupação com a segurança de seus dados ou mesmo a desconfiança se a marca será invasiva em suas abordagens são alguns dos fatores que pesam na hora de o consumidor entregar informações pessoais, como número de telefone e e-mail,” ensina Guilherme Silva Amorim em artigo para o ecommercebrasil.

Como proporcionar segurança ao cliente e obter os dados?

A dica do especialista é oferecer vantagens na hora do cadastro. A maioria das empresas já adota modelos de cadastramentos em seus sites e redes sociais. No entanto, ainda há resistência em “oferecer” para “receber” e atingir o objetivo principal que consiste em um atendimento de excelência. “Através da percepção do valor dos seus dados pessoais, o consumidor está assumindo uma posição muito mais ativa em relação ao compartilhamento de suas informações, buscando condições em que tanto ele quanto a marca sejam beneficiados,” informa Silva.

Pesquisas

O Analista de Client Insights traz dados sobre o estudo Global Data Privacy 2022, onde se constata que “seis em cada dez brasileiros consideram compartilhar seus dados pessoais, caso identifiquem alguma vantagem na troca da informação, seja através de promoções, benefícios exclusivos ou descontos especiais”, escreveu. “Outro ponto interessante da pesquisa é que 80% dos brasileiros enxergam seus dados como um bem que pode ser negociado como desejarem, e 72% esperam que as empresas continuem aumentando a personalização do serviço ofertado, sem exigir mais informações,” demonstrou em seu artigo Guilherme Silva.


Fonte: ecommercebrasil


Destaque – Vantagens aos clientes são diferenciais importantes, tanto em lojas físicas quanto virtuais. Foto: aloart